REUNIÃO

Em busca de diálogo, Raquel Lyra se reunirá com deputados estaduais de Pernambuco

O almoço com os deputados estaduais eleitos e não eleitos será em Boa Viagem, nesta quarta-feira (16)

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 14/11/2022 às 18:08 | Atualizado em 14/11/2022 às 18:14
Guga Matos / JC Imagem
Raquel Lyra participou do painel da Unale sobre "Gestão Pública nos estados: Cenário para os próximos quatro anos" - FOTO: Guga Matos / JC Imagem
Leitura:

Após ter se reunido com a bancada federal pernambucana no Congresso, a governadora eleita Raquel Lyra (PSDB) dá mais um passo para se aproximar do Poder Legislativo. Ela convidou os deputados estaduais da atual e da futura legislatura para um encontro, nesta quarta-feira (16), em Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

A vice-governadora eleita Priscila Krause (Cidadania) afirmou que a iniciativa de Raquel Lyra, se deu pelo que representa a Assembleia Legislativa de Pernambuco.

“Para construir o que Pernambuco precisa é fundamental termos esse diálogo com os deputados, independente do posicionamento que cada um teve na eleição. Eles representam o povo pernambucano e a Alepe precisa ser parte da solução dos desafios que o Estado enfrenta”, disse Priscila Krause, ao Jornal do Commercio.

Passadas as primeiras semanas desde o resultado das eleições, agora as expectativas giram em torno não só dos nomes que vão compor o futuro secretariado, mas sobre como se dará a governabilidade da gestão da líder tucana.

Dos 49 deputados eleitos neste ano, apenas três são do PSDB: Álvaro Porto, Debora Almeida e Izaias Régis. No entanto, partidos como o PP e o União Brasil podem ter seus representantes compondo a base governista, ampliando o bloco.

“O sentimento é de boa vontade, até mesmo de quem militou com outros candidatos de base histórica. Acredito que Raquel não terá resistências. Tem a oposição que vai existir, mas não vejo como uma oposição que será só por ser. O diálogo ainda irá construir muita coisa”, disse Débora Almeida, afirmando ainda que é muito cedo para fazer esse cálculo sobre base e oposição.

A vice-governadora Priscila Krause pontua que o objetivo do encontro não é tratar sobre o desenho das bancadas na Alepe. “Isso vai ser com o tempo, quando os partidos se definirem e como será o posicionamento dos parlamentares com relação a isso. No tempo certo essas questões serão tratadas, o objetivo desse almoço é abrir um diálogo entre o Legislativo e o Executivo”, declarou. 

PRESENÇAS

O presidente do PT de Pernambuco, o deputado estadual Doriel Barros, confirmou que a bancada da federação, que também conta com PV e PCdoB, estará presente nesse encontro. O parlamentar petista disse que os resultados das urnas nestas eleições, colocou o PT no campo da oposição ao governo eleito, mas que isso ainda será definido.

Sobre o convite feito por Raquel Lyra, Doriel destacou que o “governo não governa sem o legislativo” e que o diálogo precisa existir em todas as esferas, “independente do posicionamento que os parlamentares venham a ter no futuro”.

“Como parlamentares, temos o papel de assumir o compromisso com o diálogo, precisamos ouvir o que ela tem a dizer nesse momento. Vai ser importante saber como ela pretende atuar com a Alepe”, destacou Doriel.

O deputado estadual eleito Rodrigo Novaes (PSB), que apoiou Raquel Lyra no segundo turno das eleições, elogiou a iniciativa da ex-prefeita de Caruaru nesse momento de transição do governo.

“É muito importante ter esse contato antes mesmo de assumir o governo, porque demonstra a aproximação harmoniosa entre o Poder Legislativo e Executivo. Nesse encontro não existe uma pauta definida, mas ele tem um simbolismo muito positivo”, disse Novaes.

O PSB também não definiu se atuará no bloco da oposição na Casa, mas Rodrigo Novaes destaca que ainda é necessário fazer uma avaliação também a nível nacional. Ele citou o próprio partido da governadora Raquel Lyra, que não bateu o martelo sobre fazer ou não oposição ao governo Lula, enquanto algumas lideranças tucanas falam em apoio ao líder petista.

“Nós estamos em um momento novo, com um novo cenário político no Brasil e em Pernambuco, forçado pelo bolsonarismo, e que isso tem feito para unir pessoas que tinham diferenças”, avaliou Rodrigo Novaes. O presidente do PSB de Pernambuco e deputado estadual eleito, Sileno Guedes, também confirmou que vai participar do almoço promovido por Raquel Lyra.

 

Comentários

Últimas notícias