O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) divulgou no início da noite deste domingo (27), o resultado da eleição suplementar na cidade de Maraial (Zona da Mata Sul). A vitória foi do socialista Marlos Henrique, à frente da coligação “Maraial Pode Mais”, formada por PSB e PSD.
O novo prefeito foi eleito com 3.304 votos válidos, o que corresponde a 53,31% do total. A candidata adversária, Tatiana da Silva Rocha, do Avante, teve 2.894 votos, o correspondente a 46,69% do total. Marlos ficará no cargo até 2024.
- TRE-PE cassa os diplomas do prefeito e do vice-prefeito de Maraial, na Mata Sul
- Eleições 2020: nomes e números dos candidatos a prefeito de Maraial
- Prefeitura de Maraial diz que aguarda solução do governo para escola 'inacessível'
- Justiça bloqueia 3,5 milhões de reais em bens de ex-prefeito de Maraial, a pedido do TCE
A eleição suplementar em Maraial foi necessária porque o prefeito Sérgio dos Santos, juntamente com seu vice-prefeito, Ananias Wanderley, eleitos em 2020, tiveram os mandatos cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder econômico.
Abstenção alta em Maraial
O resultado da eleição mostrou que muitos eleitores não foram às urnas no pleito suplementar. Dos 9.427 eleitores aptos a votar no município, 6.433 compareceram. Isso significa uma abstenção de 31,76% (2.994 eleitores), uma taxa bastante alta. Os votos nulos foram 182, o que corresponde a 2,83% do total de votos. Já os votos em branco somaram 53 (0,82%).
A totalização terminou às 17h43 deste domingo, quando todas as 36 urnas foram apuradas. O pleito foi realizado pela Justiça Eleitoral por meio da 43ª Zona Eleitoral, que tem como juiz Fernando Rapette e como promotor Rômulo França. O chefe do cartório responsável pelo município é Eratóstenes Gomes.
Comentários