A governadora eleita Raquel Lyra (PSDB), o prefeito do Recife João Campos (PSB), e o deputado federal eleito Mendonça Filho (União Brasil), participaram do “Encontro de Lideranças”, realizado pela Blatvantinik School of Government, da Universidade de Oxford da Inglaterra, com a Fundação Lemann.
O evento, que teve como objetivo criar um espaço de diálogo e troca de experiências entre a sociedade civil, pesquisadores e lideranças públicas do Brasil e do mundo, reuniu durante três dias (de 24 a 26 de novembro), 13 governadores - entre atuais, vices e eleitos em 2022 - de diferentes partidos e regiões do Brasil.
Raquel Lyra, desembarcou no Recife nesta segunda-feira (28), sendo recebida pela vice-governadora eleita e coordenadora da equipe de transição do governo, Priscila Krause.
Durante sua estadia em Oxford, a ex-prefeita de Caruaru afirmou que seu objetivo foi se aprofundar nos desafios que o Brasil tem a partir de 2023, principalmente na área da Educação. “Mais uma oportunidade de troca de experiência, aprendizado e de levar bons projetos para Pernambuco”, disse Raquel.
“Tenho certeza que Raquel e Priscila Krause farão a diferença no Governo de Pernambuco. E contarão com meu apoio em Brasília para buscar recursos e novos projetos estruturadores”, afirmou Mendonça Filho, que também participou das discussões sobre gestão pública.
- Raquel Lyra manda mais ofícios a Paulo Câmara e quer fazer pente-fino na administração de Noronha
- ''O PSB não vai atrapalhar o governo Raquel Lyra'', diz presidente do partido em Pernambuco
- TCE nega medida cautelar solicitada pela equipe de Raquel Lyra sobre obras em presídio
- Governo Raquel Lyra: partidos adotam cautela sobre adesão ao bloco de oposição
Já o prefeito João Campos, que após participar da programação do Encontro de Lideranças, anunciou nesta segunda-feira que entrará de recesso pessoal da Prefeitura do Recife, retomando o comando a partir do dia 4 de dezembro, fez um registro do evento falando sobre distensionamento do clima de acirramento político.
“Participei como prefeito e tivemos também deputados, representantes de mais de 13 governadores eleitos, do empresariado e do terceiro setor. É essencial nesse momento poder distensionar o clima de acirramento político e polarização e colocar o País na frente de qualquer temperatura partidária”.
Em um dos painéis, o professor de Práticas de Integridade Pública da Universidade de Oxford, Cristopher Stone, proferiu a palestra sobre "Discussão de Estudo de Caso: Capital Humano". Também houve uma sessão conduzida pelo professor e chefe da Divisão de Ciências Sociais da Universidade de Oxford, Timothy J. Power.
O Encontro de Lideranças contou ainda com a presença do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB) - coordenador do processo de transição na Presidência da República; Jorge Paulo Lemann, presidente do Conselho da Fundação Lemann; Ngaire Woods, reitora da Blavatnik School da Universidade de Oxford; Tedros Adhanom, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde; Jaime Saavedra, diretor Global de Educação do Banco Mundial; Aaron Maniam, ministro das Comunicações e Informação de Singapura; dentre outras lideranças.
Comentários