ELEIÇÃO DA CÂMARA

PT e outros partidos de esquerda anunciam apoio à reeleição de Arthur Lira na presidência da Câmara

Além do Partido dos Trabalhadores, PCdoB, PV e PSB anunciaram que irão apoiar Lira na eleição que ocorre no início de fevereiro de 2023

Filipe Farias
Cadastrado por
Filipe Farias
Publicado em 29/11/2022 às 20:10
Ricardo Stuckert/ PT
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) e o presidente eleito da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - FOTO: Ricardo Stuckert/ PT
Leitura:

O Partido dos Trabalhadores (PT), juntamente com os partidos que compõem a federação - PCdoB e o PV -, anunciou na tarde desta terça-feira (29) que vai apoiar a reeleição de Arthur Lira (PP-AL) no comando da Câmara. A federação que reúne os três partidos de esquerda contará, no próximo ano, com 80 deputados, sendo 68 do PT, além de 6 do PV e outros 6 do PCdoB.

Já o Partido Socialista Brasileiro (PSB), apesar de não fazer parte da federação, também já comunicou que vai apoiar a recondução de Arthur Lira no cargo. O partido doo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, terá 14 deputados na próxima legislatura.

A estratégia do governo eleito ao apoiar à reeleição de Lira - eleição para a presidência da Câmara ocorre no início de fevereiro - é permitir que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha o mínimo de governabilidade nos próximos quatro anos de mandato.

A rede de apoio ao deputado Arthur Lira não para por aí. Outros dez partidos também já oficializaram concordância a votar pela manutenção do atual presidente da Câmara: União Brasil (59 deputados a partir de 2023); PP (47); Republicanos (41); PDT (17); Podemos (12); PSC (6); Patriota (4); Solidariedade (4); PROS (3) e PTB (1).

MAIS APOIADORES

Com a composição desses partidos, Arthur Lira já dispõe, formalmente, com uma base de apoiadores de cerca de 300 deputados. Número esse que pode aumentar, já que o Partido Liberal (PL), que terá 99 deputados no próximo ano, além do PSD (42), também já sinalizaram positivamente em votar em Lita para seguir na presidência da Câmara.

Comentários

Últimas notícias