O Partido dos Trabalhadores (PT), juntamente com os partidos que compõem a federação - PCdoB e o PV -, anunciou na tarde desta terça-feira (29) que vai apoiar a reeleição de Arthur Lira (PP-AL) no comando da Câmara. A federação que reúne os três partidos de esquerda contará, no próximo ano, com 80 deputados, sendo 68 do PT, além de 6 do PV e outros 6 do PCdoB.
Já o Partido Socialista Brasileiro (PSB), apesar de não fazer parte da federação, também já comunicou que vai apoiar a recondução de Arthur Lira no cargo. O partido doo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, terá 14 deputados na próxima legislatura.
- DIPLOMAÇÃO DE LULA: qual a data da diplomação de Lula? Vai ser adiantada?
- Após silêncio, Bolsonaro faz publicação e seguidores cobram: ''faça alguma coisa presidente''
- PEC da Transição já tem 14 assinaturas para tramitar, proposta precisa de 27
- HADDAD se distância da PEC bilionária do Bolsa Família e diz que não tem convite para assumir Economia
A estratégia do governo eleito ao apoiar à reeleição de Lira - eleição para a presidência da Câmara ocorre no início de fevereiro - é permitir que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha o mínimo de governabilidade nos próximos quatro anos de mandato.
A rede de apoio ao deputado Arthur Lira não para por aí. Outros dez partidos também já oficializaram concordância a votar pela manutenção do atual presidente da Câmara: União Brasil (59 deputados a partir de 2023); PP (47); Republicanos (41); PDT (17); Podemos (12); PSC (6); Patriota (4); Solidariedade (4); PROS (3) e PTB (1).
MAIS APOIADORES
Com a composição desses partidos, Arthur Lira já dispõe, formalmente, com uma base de apoiadores de cerca de 300 deputados. Número esse que pode aumentar, já que o Partido Liberal (PL), que terá 99 deputados no próximo ano, além do PSD (42), também já sinalizaram positivamente em votar em Lita para seguir na presidência da Câmara.
Comentários