O nome do pernambucano José Múcio Monteiro, ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), vem sendo especulado para assumir o Ministério da Defesa do governo Lula (PT).
Lula deve nomear um civil para voltar a comandar o Ministério da Defesa e, segundo a coluna de Lauro Jardin, do O Globo, José Múcio Monteiro tem uma conversa decisiva nesta segunda com o presidente eleito.
No Governo Bolsonaro a pasta esteve sob comando de militares.
Vale lembrar que José foi ministro da Articulação Política do segundo governo de Lula. Em sua coluna, Jardim trata Múcio é tratado como um "conservador reconhecidamente habilidoso e com boas relações com a esquerda".
Ainda de acordo com o colunista, já houve encontro de Múcio com Aloizio Mercadante e Gleisi Hoffmann para tratar do assunto, mas ele teria se mostrado relutante em voltar ao setor público.
Assim, a conversa com Lula, seu amigo, se torna decisiva para que ele decida se quer o cargo.
Além de Múcio, o nome Jaques Wagner para voltar a ocupar a Defesa é uma das mais citadas nos bastidores. Mas, segundo Lauro, "o PT voltou à carga para convencer Múcio".
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), desembarcou em Brasília na noite de domingo (27) para dar continuidade aos trabalhos da transição de governo. Ele deve despachar nesta semana do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde funcionam as salas da transição.
Lula chegou à capital federal acompanhado da futura primeira-dama, Janja da Silva, e do ex-ministro Fernando Haddad (PT). Derrotado em segundo turno na eleição para o governo de São Paulo, Haddad vem sendo cotado para comandar o Ministério da Fazenda de Lula.