PROGRAMA DE RENDA

Raquel prioriza no começo do governo pagamento de auxílio de R$ 300 em Pernambuco; veja quem deverá receber

O secretário da Casa Civil, Tulio Vilaça, afirmou que o projeto Mães de Pernambuco deverá ser enviado para a Alepe, em breve

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 02/01/2023 às 15:27 | Atualizado em 02/01/2023 às 15:30
Bruno Campos / JC Imagem
A governadora Raquel Lyra empossou, na manhã desta segunda-feira (02.01), no Palácio do Campo das Princesas, acompanhada da vice-governadora, Priscila Krause, o novo secretariado do Governo do Estado - FOTO: Bruno Campos / JC Imagem

O secretário da Casa Civil, Tulio Vilaça, informou que o projeto de lei que trata do programa de transferência de renda “Mães de Pernambuco” já está pronto e deverá ser encaminhado à Assembleia Legislativa de Pernambuco, em breve.

O programa prevê um auxílio de R$ 300 direcionado às mães, em situação de pobreza, de crianças de zero a seis anos de idade, e que estão inscritas no Cadastro Único. De acordo com Túlio, o projeto é visto como uma ação prioritária neste início de gestão do governo de Raquel Lyra (PSDB).

"Essa é meta principal da governadora Raquel Lyra, foi uma promessa de campanha e nós vamos honrar essa promessa. Já há um projeto de lei pronto e preparado para ser encaminho à Assembleia, que é o Mães de Pernambuco, que vai dar um auxílio para as mães e que nós vamos encaminhar o mais breve possível, como medida imediata para tentar acabar com a fome de quem está mais precisando", disse Vilaça, durante coletiva de imprensa.

Ao empossar o secretariado, a governadora de Pernambuco pontuou que espera de sua equipe, formada majoritariamente por perfis técnicos, respostas rápidas à população.

“Não tenho dúvida nenhuma da nossa capacidade de trabalho, da capacidade de unir, buscar conciliar e compreender as necessidades da população”, disse. “E encontrar os caminhos mais rápidos, mais eficientes para poder chegar e tocar a vida delas”, completou.

“Lá fora a luta é por sobrevivência. A luta pela água, pela comida, pelo trabalho, a luta para sobreviver a violência. Esse povo espera de nós, que tenhamos habilidade, força, coragem, resiliência, para chegarmos a vida de todos e de cada um”, discursou Raquel Lyra, em cerimônia realizada nesta segunda-feira (2), no Palácio do Campo das Princesas.

A governadora de Pernambuco também pontuo que é necessário que o Executivo ande por todo o Estado para que o desenvolvimento regional seja efetivo. "Infelizmente, ao longo dos últimos anos foi vendo se deteriorar, tudo aquilo foi construído em uma história de glória", disse Raquel. 

COMBATE ÀS DESIGUALDADES

A secretária da Mulher, Regina Célia, que discursou em nome de todas as secretarias mulheres que foram empossadas hoje, comentou sobre como deverá ser feito o trabalho de combate às desigualdades, principalmente a atuação em relação a violência contra mulher.

“Nós precisamos trabalhar com a questão, como a própria governadora falou, de conhecer todos esses espaços e depois investir num plano bem pontual, mas ‘bem agressivo’, de formação. A formação é muito importante para que possamos desenvolver estratégias de atendimento, acolhimento e transformar a vida das mulheres”, explicou a auxiliar.

Ainda de acordo com Regina Célia, é necessário que o governo invista na formação dessas mulheres, e que também proporcione suporte psicológico a elas.

“Porque você pode ter a questão da independência financeira, mas você tem dependência psicológica. Sobre toda essa violência, precisamos conversar com os agentes que estão no enfrentamento da violência diretamente e a partir disso construir um plano objetivo”, completou a secretária recém empossada.

 

Bruno Campos / JC Imagem
A secretária da Mulher, Regina Célia, ao lado da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra - Bruno Campos / JC Imagem

 

Comentários

Últimas notícias