DIÁLOGO

Raquel Lyra se reúne com os 49 deputados estaduais recém empossados

Os partidos ainda aguardam sinalizações com relação a estrutura do Executivo, que no em seu primeiro escalão priorizou o perfil técnico "com sensibilidade política", segundo descreveu a própria governadora

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 02/02/2023 às 19:16 | Atualizado em 02/02/2023 às 19:22
Guga Matos / JC Imagem
Raquel Lyra confirmou o nome do líder do governo na Alepe em sessão de posse dos novos deputados estaduais - FOTO: Guga Matos / JC Imagem

Com o discurso de unidade entre os poderes para combater as desigualdades de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra (PSDB) convocou uma reunião com os 49 deputados estaduais recém-empossados. O encontro será nesta sexta-feira (3), às 10h, no Palácio do Campo das Princesas.

A pauta da reunião não chegou a ser oficialmente apresentada, mas com a eleição da Mesa Diretora e os próximos passos que os parlamentares vão precisar dar com as indicações dos líderes das bancadas de governo, oposição e independente, além da formação das comissões, a governadora precisará estabelecer um canal de articulação efetivo.

A instalação da Primeira Sessão Legislativa Ordinária será na próxima segunda-feira (6). 

Mesmo com o PSDB ocupando a presidência da Alepe, com aprovação por unanimidade do deputado estadual Álvaro Porto, nesta quarta-feira (1º), o surgimento da bancada independente já é encarado como um fato que pode vir a demandar um esforço maior da governadora para garantir a governabilidade na Casa.

Os partidos ainda aguardam sinalizações com relação a estrutura do Executivo, que no em seu primeiro escalão priorizou a escolha de nomes com o perfil técnico mas “com sensibilidade política”, segundo descreveu a própria governadora.

A bancada independente deverá ser formalizada a princípio com os partidos PL, Solidariedade e o União Brasil - enquanto o bloco governista tem o PSDB e o PP. O deputado estadual Renato Antunes (PL), é o nome colocado para liderar essa bancada e já sinalizou que isso não impedirá que o diálogo com o Governo do Estado seja feito.

“O PL é independente, mas não há empecilho para a gente compor a base do governo, mas a gente precisa conversar com a governadora para entender qual o papel do PL. A gente cooperou com o processo de mudança e não quer ser coadjuvante, quer cooperar com o governo”, declarou Antunes, em conversa com a imprensa na cerimônia de posse.

Priscila Krause (Cidadania) foi eleita vice-governadora e ela brigou muito para que houvesse uma bancada independente e agora é regimental, ou seja, a bancada independente também vai participar da composição das comissões”, completou o parlamentar.

O deputado Izaías Régis (PSDB), indicado oficialmente pela governadora Raquel Lyra para assumir a liderança do governo na Casa Legislativa, afirmou que depois desse encontro com todos os deputados, a gestora vai fazer o chamamento de um por um.

“Muitos nomes vão votar com o governo, até porque estão acreditando no governo. Saiu do governo PSB, mas entrou no governo uma pessoa que tem muita responsabilidade e não tem ganância de poder, que não quer poder por poder, quer poder por fazer. O nosso governo vai ser dessa maneira e acredito que vamos ter um respeito muito grande dentro da Casa de Joaquim Nabuco", declarou o deputado.

Com  relação a projetos, há um indicativo de que o Governo de Pernambuco possa apresentar o programa de transferência de renda “Mães por Pernambuco”. Uma das principais promessas da campanha de Raquel Lyra, o auxílio proposto é no valor de R$ 300 para mães com filhos até seis anos.

Comentários

Últimas notícias