Em reunião nesta terça-feira (7) com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, a governadora Raquel Lyra (PSDB) defendeu a execução e conclusão da obra da Ferrovia Transnordestina dentro do contrato de concessão. O encontro ocorreu em Brasília.
Ao auxiliar do presidente Lula (PT), a tucana solicitou que o Ramal Suape-Salgueiro volte a integrar o projeto da ferrovia e que os investimentos que venham a ser feitos contemplem todos os trechos envolvidos.
"A Transnordestina é uma infraestrutura fundamental para o desenvolvimento econômico da região Nordeste. Ela vai integrar o Nordeste aos quatro cantos do Brasil, potencializando a produção e a competitividade dos nossos portos", disse a governadora.
De acordo com Raquel, ela já havia defendido a proposta junto aos demais governadores do Nordeste. "Defendi essa tese na reunião do Consórcio Nordeste e levei a Transnordestina como projeto prioritário para Pernambuco no encontro que os governadores tiveram com o presidente Lula. Hoje estou aqui em busca de viabilizar a obra no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e junto à concessionária", completou a gestora.
Segundo Góes, é de interesse do governo federal que Pernambuco seja contemplado pelo projeto. "Estão muito claras as prioridades do presidente Lula. Há a preocupação de que o projeto por inteiro seja garantido, mesmo que ele seja inicialmente conduzido pela parte que já está pactuada, mas temos o compromisso de atender Pernambuco", pontuou.
Os governadores Rafael Fonteles (Piauí) e Elmano de Feitas (Ceará) também participaram da agenda.
Conforme dados compartilhados pelo MIDR, a Transnordestina está orçada em R$ 14,9 bilhões. A extensão da obra no trecho de Pernambuco é de 206 quilômetros e a obra por completo tem 1.753 quilômetros de extensão em linha principal.
"A ferrovia passa por 81 municípios, partindo de Eliseu Martins, no Piauí, em direção aos portos do Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco. Quando concluída, a Transnordestina terá capacidade para transportar 30 milhões de toneladas por ano e irá promover a integração nacional e incentivar a produção local, sobretudo de minério e grãos, gerando dinamismo na economia do Nordeste", declara a pasta.
Além dos governadores, acompanharam a reunião o ministro Wellington Dias (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), os secretários estaduais Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico) e Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional) e o presidente do Porto de Suape, Márcio Guiot.
Ainda em Brasília, Raquel Lyra também participou de agendas com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para tratar sobre as estradas e o desenvolvimento de Pernambuco, e com o titular da pasta de Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, com o qual falou sobre a violência pública e o combate ao feminicídio.
Comentários