REUNIÃO

Raquel Lyra se reúne com prefeitos do Grande Recife e anuncia primeira reunião para volta de monitoramento de tubarões

Raquel Lyra anunciou que a primeira reunião do Cemit será na próxima quinta-feira (7), com representantes dos ministérios de Pesca e Ciência, Tecnologia e Inovação

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 07/03/2023 às 20:58 | Atualizado em 07/03/2023 às 21:24
GUGA MATOS/JC IMAGEM
Raquel Lyra (PSDB) realizou o segundo encontro com os prefeitos da Região Metropolitana do Recife para discutir as soluções integradas para gestão metropolitana - FOTO: GUGA MATOS/JC IMAGEM

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), reuniu, na tarde desta terça-feira (7), os 14 prefeitos da Região Metropolitana do Recife para tratar inicialmente de demandas prioritárias e comuns dos municípios em diversas áreas.

No entanto, diante do registro de três incidentes com tubarão em menos de 15 dias nas praias do Grande Recife, o governo focou em discutir quais ações podem ser pactuadas para entre o Estado e os municípios para prevenir os incidentes.

Raquel Lyra anunciou que a primeira reunião de recomposição do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) - que até novembro de 2014, realizava o monitoramento dos tubarões na costa pernambucana, mas teve o convênio entre a Secretaria de Defesa Social e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), interrompido - será realizada na próxima quinta-feira (9), às 14h, no Palácio do Campo das Princesas.

Além da cooperação técnica e científica firmada com as universidades Federal de Pernambuco (UFPE), Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Universidade de Pernambuco (UPE), na manhã desta terça-feira, através da assinatura de um protocolo de intenções, também fará parte do comitê os representantes ministérios da Pesca e de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo federal.

"As Universidades Federal e Estadual de Pernambuco serão membros permanentes do Cemit, assim como convidamos as cidades litorâneas, onde têm incidência com tubarão, para participarem de maneira efetiva, porque as soluções estão nas mãos de todos. É importante dizer que há 40 anos se estuda o tema em Pernambuco e já existe o mapeamento das ações de curtíssimo, curto, médio prazo a serem feitas. De maneira imediata, iremos aditivar um convênio que existe já com o Porto de Suape para fazer a chipagem dos animais e o monitoramento deles, seja por drone, navios ou barcos", ressaltou Raquel Lyra.

A governadora de Pernambuco  também reconheceu a necessidade de realizar um concurso público para aumentar o efetivo do Corpo de Bombeiros e dar condições de intensificar o trabalho de fiscalização das áreas de riscos envolvendo os tubarões.

“Esse problema já atinge Pernambuco há muito tempo e estamos estudando a recomposição dos quadros, mas precisa haver concurso público, não conseguimos suprir isso de imediato. Nós vamos abrir concursos novos, mas precisamos do apoio dos municípios para cumprirem seu papel, com a guarda municipal, educadores ambientais, restabelecido os convênios”, declarou a governadora, após encerramento do segundo encontro promovido com os gestores da RMR.

ATUAÇÃO DOS MUNICÍPIOS

No último domingo (5), um adolescente de 14 anos foi alvo do animal em uma região proibida para banho, na altura Igrejinha de Piedade, também em Jaboatão. Ele chegou ao hospital, onde teve a perna direita amputada devido à gravidade dos ferimentos.

Nesta segunda-feira (6), uma adolescente de 15 anos, teve o braço esquerdo arrancado pelo animal ainda no mar. Ela foi mordida em uma área permitida para banho, também na Praia de Piedade, e está internada em estado estável.

O prefeito de Jaboatão, Luiz Medeiros (PL), afirmou que solicitou ao Governo do Estado a presença de bombeiros nos trechos que estão interditados e que haverá uma ampliação da fiscalização nesta região.

Ainda segundo Luiz Medeiros, a prefeitura estipula um reforço de 40 guarda-vidas, onde o governo já se prontificou em fornecer o treinamento adequado, mas que ainda será definido se a contratação será feita por meio de seleção simplificada ou temporária.

 

Luiz Medeiros também assegurou que o Executivo municipal está em contato com os comerciantes desses locais e que a tratativa tem sido no intuito de não interromper as atividades econômicas. “Estamos conversando com os comerciantes a respeito disso, e eles têm sido parceiros, orientando os usuários do nosso litoral”, frisou.

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), também afirmou ao final da reunião, que vai reivindicar o incremento da presença dos bombeiros nos postos que estão presentes na orla recifense, principalmente nos finais de semana, por causa da concentração maior de banhistas.

“A prefeitura do Recife já tem ações educativas ao longo do ano, principalmente na área de controle urbano e de limpeza. Vamos acrescentar já neste fim de semana, ações orientativas sobre os pontos adequados para o banho e os horários, a gente sabe que tem pontos que apresentam riscos, mas têm pontos com a maré baixa, sem ser em dias nublados, com a água sem estar turva, numa parte abrigada com os arrecifes, não tem nenhum risco. Então vamos intensificar as orientações nos finais de semana”, explicou Campos.

Em Olinda, onde foi registrado um incidente com tubarão na praia Del Chifre, no dia 20 de fevereiro, o prefeito Professor Lupercio (Solidariedade) endossou o pleito pela presença do Corpo de Bombeiros no local, que não possui posto de observação, mas afirmou que o trabalho de fiscalização também será reforçado através da guarda-municipal.

"As Universidades Federal e Estadual de Pernambuco serão membros permanentes do Cemit, assim como convidamos as cidades litorâneas, onde têm incidência com tubarão, para participarem de maneira efetiva, porque as soluções estão nas mãos de todos. É importante dizer que há 40 anos se estuda o tema em Pernambuco e já existe o mapeamento das ações de curtíssimo, curto, médio prazo a serem feitas. De maneira imediata, iremos aditivar um convênio que existe já com o Porto de Suape para fazer a chipagem dos animais e o monitoramento deles, seja por drone, navios ou barcos", ressaltou Raquel Lyra.


TUBARÃO EM PERNAMBUCO: RAQUEL LYRA vai tomar medidas após NOVOS ATAQUES?

Comentários

Últimas notícias