Durante o lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada nesta segunda-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Estado brasileiro falhou miseravelmente no que diz respeito à alfabetização nos últimos anos.
Ele relembrou que mais da metade das crianças que terminaram o 2º ano do ensino fundamental em 2021 não sabiam ler ou escrever, o que representa mais de 1 milhão de crianças abandonadas no processo de alfabetização.
Lula apontou diversos fatores que contribuíram para esse atraso, como o fracasso do Estado ao repassar recursos para as escolas de ensino fundamental, falta de garantias de uma alimentação escolar de qualidade e a falta de soluções emergenciais quando a pandemia fechou as salas de aula.
Ele ressaltou que, apesar de ter uma rede de educação pública em todo o território nacional aprimorada ao longo de décadas, o Brasil sofreu vergonhosos retrocessos.
O presidente comentou que o ideal seria que a alfabetização das crianças fosse algo simples, fácil e visível para todos, mas lamentavelmente vivemos em um período obscuro em que os entes federados não conversavam entre si.
Por Agência Brasil