SENADO

Senadores pernambucanos integram Comissão dos 200 anos da Confederação do Equador

Os senadores pernambucanos Teresa Leitão (PT-PE), Fernando Dueire (MDB-PE) e Humberto Costa (PT-PE) integram a comissão acompanhados de duas senadoras

Cadastrado por

JC

Publicado em 12/12/2023 às 17:37
Comissão Temporária Interna em Comemoração aos 200 anos da Confederação do Equador - Roque de Sá/Agência Senado

O Senado instalou nesta terça-feira (12), a Comissão Temporária Interna em Comemoração aos 200 anos da Confederação do Equador. Os senadores pernambucanos Teresa Leitão (PT-PE), Fernando Dueire (MDB-PE) e Humberto Costa (PT-PE) integram o grupo. Além dos pernambucanos as senadoras Jussara Lima (PSD-PI) e Ana Paula Lobato (PSB-MA) fazem parte da comissão. 

Teresa foi escolhida para presidir o grupo e Jussara para a vice-presidência. A senadora pernambucana destacou que “o movimento revolucionário de 1824 merece ser comemorado e mantido na memória coletiva da sociedade, devido a suas marcantes contribuições para os valores democráticos”.

CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR

A petista lembrou também que os líderes da Confederação do Equador, como Frei Caneca, defendiam princípios válidos até hoje, como os direitos individuais e as liberdades civis.

“Foi um marco na história das lutas democráticas do Brasil e na defesa de um sistema de governo descentralizado, com grande repercussão nos estados do Nordeste. Também por isso, queremos que as comemorações desse bicentenário tenham o envolvimento do Senado. Além disso, estamos em busca de uma articulação com a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, que preside a comissão das comemorações no estado, para que nós possamos fazer um trabalho conjunto”, disse Teresa Leitão. 

Entre as ações previstas para marcar as comemorações estão exposições, palestras, a publicação de um livro e uma sessão solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Integrante da comissão, Dueire  ressaltou que o movimento de 1824 veio na esteira da Revolução Pernambucana de 1817, também ela pioneira na busca de autonomia política.

A senadora Jussara Lima lembrou o caráter republicano e separatista da Confederação do Equador contra o autoritarismo de Dom Pedro I e destacou uma figura feminina daquele movimento: Bárbara de Alencar, sertaneja de Exu e primeira presa política do país.


Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS