ELEIÇÕES 2024

Câmara Municipal do Recife retorna às atividades com foco na conciliação do mandato com o ano eleitoral

A solenidade retomada das atividades contou com a presença do prefeito João Campos

Imagem do autor
Cadastrado por

Tainá Alves

Publicado em 01/02/2024 às 15:46
Notícia
X

Em solenidade na manhã desta quinta-feira (1) os parlamentares da Câmara Municipal do Recife retornaram às atividades. Além dos vereadores o chefe do Executivo Municipal, João Campos (PSB), participou do encontro. 

Esse é 4º ano do mandato da legislatura atual, visto em outubro acontece o pleito para escolher os ocupantes dos cargos na Casa de José Mariano e os representantes para gerir a capital pernambucana. 

"Vir aqui prestigiar esse trabalho, mostra o nosso respeito com Parlamento do Recife e como é importante ter esses poderes independentes e harmônicos entre si", disse o João Campos. 

PERSPECTIVAS DOS VEREADORES PARA 2024 

O presidente da Câmara do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), considera o momento da legislatura como um ano de muita responsabilidade dos parlamentares, pois será necessário conciliar o mandato com a corrida eleitoral na busca da reeleição. 

"Temos que trabalhar cada um visitar suas bases, conversar com os eleitores apresentar que foi feito durante todo esse mandato, mas também cumprir com um ano do seu mandato. Nós temos vereadores muito comprometidos com a cidade e a Câmara tem sido protagonista na discussões do interesse do Recife", disse Jatobá. 

O líder da bancada governista na Casa, o vereador Samuel Salazar (MDB), destacou durante o seu discurso a importância de todos os parlamentares nas "mudanças significativas realizadas no Recife".  

"Mudanças essas que garantem um futuro seguro, estável e próspero para todos. Em três anos, foram aprovados todos os 181 projetos de lei do Executivo apresentados, todos com bons debates nesta casa e com participação plural, sempre visando beneficiar a população recifense", afirmou Salazar. 

O representante da bancada de oposição da Câmara do Recife, vereador Alcides Cardoso (PSDB), não participou da solenidade, pois está de licença médica devido uma cirurgia que realizou recentemente. Porém em entrevista ao Jornal do Commercio ele destacou que vai "intensificar a fiscalização e cobranças das promessas do prefeito João Campos", neste ano.

“Estamos no último ano do seu mandato e várias obras não saíram do papel, a exemplo do Hospital da Criança e do Compaz Bidu Krause, ou estão muito atrasadas, como o Habitacional Vila Esperança, ou ainda apresentam uma série de irregularidades, seja na licitação ou na execução da obra, como é o caso do Parque Eduardo Campos”, disse Cardoso (PSDB).

 RELAÇÃO DE JOÃO CAMPOS COM A CASA LEGISLATIVA DO RECIFE 

O prefeito afirmou que a relação com o legislativo municipal precisa ter uma construção conjunta. 

"Pelo menos é isso que eu faço, eu sempre trato com muito respeito a Câmara. Entendendo o papel e a importância da necessidade do diálogo do debate e a construção de consensos. Estamos diante de uma bancada de vereadores que tem mandatos legitimados pela nossa cidade e é fundamental que o chefe do executivo também tem essa percepção", explicou João Campos. 

Além disso, o socialista pontou que ele como prefeito precisa compreender os "jogos democráticos", pois além da bancada governista existe a bancada de oposição. 

"As vezes quando a disputa está mais apertado de um lado quando, tem cobrança do outro que faz parte do jogo democrático. Então, quero afirmar a minha admiração pela câmara por todos os vereadores", afirmou. 

Tags

Autor