Com a aproximação do afastamento de Daniel Coelho (PSD) da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, para concorrer a prefeitura do Recife em outubro deste ano, especulações de que o deputado estadual, Kaio Maniçoba (PP), assumirá a pasta, circulam.
A assessoria do parlamentar informou que "por enquanto essa informação não está confirmada".
Se as especulações estiverem certas, essa será a primeira secretaria do Partido Progressistas no governo de Raquel Lyra (PSDB). A sigla possui representantes em alguns órgãos estaduais, mas nenhum a frente de secretárias.
Com a possível saída de Maniçoba, Roberta Arraes (PP) assumirá a cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
Comunicação entre Kaio e o Executivo Estadual
O deputado sempre teve um canal de diálogo aberto com o Executivo Estadual, sugerindo pautas para discussão e participando de agendas ao lado da governadora.
De acordo com os textos divulgados pela assessoria de Kaio Maniçoba, a última sugestão dele atendida pela governadora foi a solicitação recuperação da PE-422.
O release divulgado alega que o deputado intermediou junto ao governo do estado uma solicitação para a melhoria da PE-422, que há anos necessitava de reparos e sinalização adequada.
Esse canal de articulação sempre com respostas positivas pode demostrar um sinal de que o parlamentar tem potencial de ser o escolhido de Raquel para assumir a vaga de Daniel Coelho na secretaria de Turismo.
Conheça Kaio Maniçoba
Kaio Cesar de Moura Maniçoba Novaes Ferraz, nasceu em Floresta, no Sertão pernambucano. Foi eleito deputado federal em 2014.
Em 2017, se licenciou na Câmara para assumir o cargo da Secretaria de Habitação de Pernambuco, deixando o cargo em abril de 2018, no primeiro Governo Paulo Câmara.
Em 2020, assumiu a superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e em 2021 foi nomeado presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão máximo das áreas de pesquisa, assistência técnica e extensão rural do Estado.
Nas eleições de 2022, Kaio Maniçoba foi eleito deputado estadual pelo Partido Progressistas e hoje é o líder do partido da Casa Legislativa, que conta com uma bancada de oito parlamentares na Alepe.