O Diário Oficial do Estado deste sábado (11) trouxe mudanças no Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran), oficializando o movimento de Raquel Lyra (PSBD) na retirada de nomes indicados pelo PL nesta autarquia.
Na publicação, a governadora demitiu indicados pelo presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, abrindo espaço para o PP, sigla que tem votado com o governo na Assembleia Legislativa.
Os novos diretores do Detran
O delegado especial da Polícia Civil do Estado, Vladimir Lacerda Melquíades, é o novo diretor-presidente do órgão, substituindo Carlos Fernando Ferreira da Silva.
Já delegado Guilherme Ramos Mesquita de Freitas assume a Diretoria-Geral da autarquia, com a saída de André Trajano de Oliveira.
Os dois novos nomes foram indicados pelo PP, liderado no Estado pelo deputado federal Eduardo da Fonte. O PP tem oito deputados estaduais na ALEPE. No Governo do Estado, o partido também tem o comando do Lafepe, Ceasa e ITERPE.
De olho em 2026
Com essa movimentação, Lyra procura se afastar do bolsonarismo e reforçar vínculo com partidos mais próximos do petismo. Cada vez mais ligada ao presidente Lula, a governadora busca apoio para a reeleição em 2026, quando deve enfrentar o PSB - possivelmente representado por João Campos.
No último mês, Raquel se encontrou com o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), opção à esquerda na disputa pela Prefeitura de São Paulo.
Tabata Amaral (PSB-SP), que também disputa pela majoritária da capital paulista, busca o apoio do PSDB para sua pré-candidatura, o que Raquel é contra.
Diário Oficial
O Diário Oficial deste sábado ainda traz nomeações ligadas à Agência Estadual de Tecnologia da Informação; Secretaria de Projetos Estratégicos; e Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização.