Amupe reforça pedido de apoio aos parlamentares para fortalecer municípios
Prefeitos, deputados federais e estaduais se reuniram para discutir propostas para os municípios, em Brasília
Após o encontro em Brasília que reuniu deputados federais, estaduais e prefeitos pernambucanos, organizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o presidente da associação, Marcelo Gouveia, reforçou a importância do apoio da bancada federal para que o governo Lula se sensibilize com o pleito dos municípios.
Em entrevista à Rádio Jornal, Gouveia destacou que durante a reunião, coordenada pela prefeita de Surubim e 1ª tesoureira da Amupe, Ana Célia, foram discutidas as pautas que estão em tramitação no Congresso e são de interesse dos municípios pernambucanos. “As nossas pautas que estão tramitando, tanto no na Câmara quanto no Senado, que vem a fortalecer o municipalismo. Entre elas, a questão da desvinculação dos recursos das fontes que pagamos às terceirizadas que na adesão do supremo que vincula isso à nossa frente pessoal”, afirmou ele, que também é prefeito de Paudalho.
O presidente da Amupe reiterou a necessidade da integração com a bancada pernambucana no Congresso e agradeceu o apoio dos parlamentares na 'luta com as pautas voltadas aos municípios'.
“Gostaria de agradecer aqui publicamente o deputado Augusto Coutinho e ao deputado Carlos Veras que coordenam a bancada de Pernambuco. Eles têm apoiado a Amupe no que é possível, no que é necessário, para que possa fortalecer o municipalismo de Pernambuco”, afirmou Marcelo Gouveia.
Na oportunidade também foi discutida a PEC 25/22, que dispõe sobre o 1,5% adicional do Fundo de Participação dos Municípios, a ser distribuído no mês de março.
Estiveram presentes no encontro os deputados federais Augusto Coutinho, Fernando Monteiro, Waldemar Oliveira, Maria Arraes, Eriberto Medeiros, Carlos Veras e Mendonça Filho, além do senador Humberto Costa. Da bancada estadual, participaram da reunião os deputados Eriberto Filho, Rodrigo Farias, João de Nadegi e Joãozinho Tenório.
- "Temos Pacheco do nosso lado", diz presidente da Amupe, após sessão no senado sobre a desoneração da folha
- Congresso da Amupe discute eleições municipais, gestão, crise financeira e risco de aumento de impostos
- "Não podemos regredir", diz presidente da Amupe sobre desoneração da folha
- Presidente da Amupe se reúne a outros prefeitos para pedir redução da alíquota ao INSS
XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios
Na entrevista, Gouveia também mencionou a XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorre até esta quinta-feira (23), em Brasília.
Durante a abertura do evento, na terça-feira (21), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prometeu que as demandas da desoneração sejam inseridas no Projeto de Lei (PL) 1.847/2024 e apreciadas pelo Congresso Nacional antes do término do fim da validade da alíquota de 8%, que passou novamente a vigorar com a suspensão de uma liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, por 60 dias.
“Na terça tivemos um dia importante na abertura da marcha, com Lula, a presença do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o presidente da Câmara, Arthur Lira, diversos ministros, senadores e deputados federais”, afirmou o presidente da Amupe. “Foram anunciadas uma série de medidas do executivo que são demandas antigas dos nossos pleitos, principalmente no eixo da discussão da reoneração”, afirmou.