Um em cada 3 deputados estaduais tem parente disputando eleições municipais em PE

Pelo menos 16 parlamentares da Assembleia Legislativa de Pernambuco terão irmão, pai, mãe, sobrinho, marido ou esposa concorrendo em outubro

Publicado em 30/07/2024 às 13:02

Pelo menos um em cada três deputados estaduais de Pernambuco tem parentesco com algum pré-candidato ao cargo de prefeito ou vereador nas eleições de outubro. Dos 49 parlamentares do estado, 16 são irmãos, pais, mães, filhos, sobrinhos, maridos ou esposas de postulantes a um cargo público no pleito municipal.

Os partidos que possuem mais deputados apoiando parentes são o PSB e o PP, com quatro parlamentares, cada. Solidariedade e Republicanos possuem 2 parlamentares, cada um, com familiares disputando a eleição. PSDB, União Brasil, PV e PL também têm um deputado, cada, na mesma situação.

Veja, abaixo, a lista de deputados da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) com parentes disputando a eleição 2024, elencada em ordem alfabética a partir do nome dos parlamentares.

Álvaro Porto (PSDB)

Reprodução/Redes Sociais
Álvaro Porto e Sandra Paes - Reprodução/Redes Sociais

A atual prefeita de Canhotinho, Sandra Paes (Republicanos), é esposa do presidente da Alepe, Álvaro Porto, e tentará a reeleição no município do Agreste pernambucano. Ela foi eleita para o primeiro mandato em 2020, quando recebeu 65% dos votos.

Antônio Moraes (PP)

Reprodução/Redes Sociais
Antônio e Felipe Moraes - Reprodução/Redes Sociais

O deputado Antônio Moraes, presidente da Comissão de Justiça da Alepe, terá o filho Felipe Moraes disputando o cargo de vereador do Recife nas eleições de outubro. O pré-candidato é advogado e procurador estadual, e se filiou em outubro do ano passado ao PP, mesmo partido do pai, para disputar o pleito.

Claudiano Martins Filho (PP)

Reprodução/Redes Sociais
Claudiano e Rogéria Martins - Reprodução/Redes Sociais

A empresária e assistente social Rogéria Martins (PP) é tia do deputado estadual Claudiano Martins Filho e pré-candidata à prefeitura de Itaíba, no Agreste Pernambucano. Na votação de outubro, ela disputará votos com o candidato da situação, Pedro Pilota (Republicanos), apoiado pela prefeita Regina da Saúde.

Dannilo Godoy (PSB)

Reprodução/Redes Sociais
Dannilo e Danniel - Reprodução/Redes Sociais

O irmão do deputado Dannilo Godoy, Danniel Godoy (PP), é pré-candidato à prefeitura de Bom Conselho, no Agreste do estado. Ele também tem apoio do atual prefeito João Lucas e do vice-prefeito Marquito.

Débora Almeida (PSDB)

Reprodução/Redes Sociais
Débora e Zé Almeida - Reprodução/Redes Sociais

O pai da deputada Débora Almeida, presidente da Comissão de Finança da Alepe, é pré-candidato a prefeito de São Bento do Una, no Sertão. Zé Almeida (PSDB) é empresário e tem apoio da governadora Raquel Lyra (PSDB) na cidade.

Edson Vieira (União Brasil)

Reprodução/Redes Sociais
Alessandra e Edson Vieira - Reprodução/Redes Sociais

A ex-deputada estadual e pré-candidata a prefeita de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, Alessandra Vieira (PL), é esposa do deputado Edson Vieira. Além do mandato na Alepe, a ex-parlamentar disputou a eleição de 2022 como vice-governadora de Miguel Coelho (União Brasil).

France Hacker (PSB)

Reprodução/Redes Sociais
Hildo e France Hacker - Reprodução/Redes Sociais

O deputado France Hacker é irmão de Hildo Hacker (PSDB), ex-prefeito e pré-candidato a mais um mandato em Tamandaré, no Litoral Sul do estado. Ele já comandou o município entre 2009 e 2016.

Francismar Pontes (PSB)

Reprodução/Redes Sociais
Felipe e Francismar Pontes - Reprodução/Redes Sociais

Francismar Pontes, que está em sua quarta legislatura na Alepe, é pai de Felipe Francismar, vereador do Recife em primeiro mandato e que tentará a reeleição no pleito de outubro. Ambos são filiados ao PSB.

Gustavo Gouveia (Solidariedade)

Reprodução/Redes Sociais
Gustavo e Eduarda Gouveia - Reprodução/Redes Sociais

Esposa do deputado Gustavo Gouveia, Eduarda Gouveia (Podemos) é pré-candidata à prefeitura de Carpina, na Mata Norte. Ela se apresenta como empreendedora, é presidente do diretório municipal do partido e não tem cargo público na carreira.

Henrique Queiroz Filho (PP)

Reprodução/Redes Sociais
Henrique Queiroz e o filho - Reprodução/Redes Sociais

O pai do deputado Henrique Queiroz Filho é pré-candidato a prefeito da cidade de Buenos Aires, na Zona da Mata pernambucana. Henrique Queiroz foi deputado estadual por 10 mandatos consecutivos e também foi prefeito de Vitória de Santo Antão.

João de Nadegi (PV)

Reprodução/Redes Sociais
Flávia, João e Nadegi - Reprodução/Redes Sociais

A médica Flávia de Nadegi (PV) é irmã do deputado João de Nadegi e filha da prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz. Na eleição de outubro, ela disputará uma vaga na Câmara Municipal do Recife.

Kaio Maniçoba (PP)

Reprodução/Redes Sociais
Kaio e Rorró Maniçoba - Reprodução/Redes Sociais

Kaio Maniçoba é filho de Rorró Maniçoba (PP), que disputará o quarto mandato à frente da prefeitura de Floresta, no Sertão pernambucano. Ela já comandou a cidade entre 2009 e 2016 e foi eleita para a terceira gestão em 2020, buscando agora uma nova reeleição.

Luciano Duque (Solidariedade)

Reprodução/Redes Sociais
Luciano e Miguel Duque - Reprodução/Redes Sociais

O deputado Luciano Duque foi prefeito de Serra Talhada entre 2013 e 2020 e na eleição deste ano apoia o filho Miguel Duque (Podemos) para o cargo. O pré-candidato é advogado e não tem cargos públicos no currículo.

Mário Ricardo (Republicanos)

DIVULGAÇÃO/REPUBLICANOS
Mário e Miguel Ricardo - DIVULGAÇÃO/REPUBLICANOS

Mário Ricardo decidiu não se candidatar à prefeitura de Igarassu e lançou o filho, o empresário Miguel Ricardo (Republicanos), ao cargo. A vice dele será Janaína Uchôa, esposa do deputado federal Guilherme Uchôa Júnior.

Nino de Enoque (PL)

Reprodução/Redes Sociais
Nino e Heitor de Enoque - Reprodução/Redes Sociais

O deputado estadual Nino de Enoque lançou o filho Heitor de Enoque (PL) para disputar a prefeitura de Moreno, na Zona da Mata pernambucana. O postulante também é presidente do diretório municipal do partido.

Simone Santana (PSB)

Reprodução/Redes Sociais
Carlos e Simone Santana - Reprodução/Redes Sociais

Carlos Santana, marido da deputada Simone Santana (PSB), tentará o quinto mandato como prefeito de Ipojuca. Ele já comandou a cidade entre 1989 e 1992 e entre 1997 e 2004. Carlos também foi deputado estadual por duas vezes, entre 2007 e 2012.

Tags

Autor