Debate no SJCC reúne candidatos à Prefeitura do Recife para confronto direto de propostas
Sistema Jornal do Commercio de Comunicação prepara sabatinas e debate para candidatos ao Executivo municipal, promovendo diálogo e transparência
À medida que o primeiro turno das Eleições 2024 se aproxima, os eleitores recifenses terão oportunidades para conhecer em detalhes as propostas e posicionamentos dos candidatos à Prefeitura do Recife.
No dia 1º de outubro, às 18h30, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) realiza um grande debate entre os principais postulantes ao cargo. Já as sabatinas da Rádio Jornal Recife com os prefeituráveis terão datas divulgadas em breve.
O sorteio para definir a ordem de apresentações dos candidatos no debate ocorreu nesta sexta-feira, 9, na sede do SJCC, na região central do Recife. Estiveram presentes representantes dos partidos com candidatos que possuem, pelo menos, cinco parlamentares no Congresso Nacional.
Dani Portela (PSOL), Daniel Coelho (PSD), Gilson Machado (PL), João Campos (PSB) e Técio Teles (NOVO) terão a oportunidade de expor suas ideias e confrontar diretamente os adversários, oferecendo ao eleitorado uma visão clara sobre o futuro da cidade.
Laurindo Ferreira, diretor de Jornalismo do SJCC, destacou a importância da tradição de debates promovidos pelo Sistema. "A realização de debates e sabatinas é uma tradição no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. É um momento importante não só para os candidatos, mas principalmente para a cidade e seus eleitores, que podem conhecer melhor as propostas", afirmou.
Como será o debate?
Conduzido pela jornalista Anne Barretto, o debate será dividido em três blocos. O primeiro abrirá com uma breve apresentação dos candidatos, onde cada um terá um minuto para falar sobre sua candidatura.
Em seguida, eles farão perguntas entre si, com temas livres e duração máxima de 30 segundos, permitindo um confronto direto e dinâmico de ideias. Cada resposta terá duração máxima de um minuto e meio. Já o tempo de réplica e tréplica é de um minuto cada.
No segundo bloco, o debate ganha ainda mais imprevisibilidade com as perguntas sendo sorteadas ao vivo pela apresentadora. Esse formato visa garantir que os candidatos estejam preparados para discutir uma variedade de temas. Cada postulante terá a oportunidade de fazer perguntas e responder a questões levantadas pelos concorrentes, promovendo um diálogo direto.
O terceiro bloco será destinado às considerações finais, onde cada candidato terá mais um minuto para reforçar suas principais propostas e tentar conquistar o voto do eleitor. Esse momento é frequentemente decisivo, pois permite que os candidatos resumam suas campanhas e reforcem seu compromisso com o eleitorado.
"Este ano, para evidenciar ainda mais a integração dos veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, realizaremos o debate de forma integrada. O programa exibido na TV Jornal será transmitido simultaneamente na Rádio Jornal Recife e em todas as plataformas digitais do SJCC, com cobertura completa do JC", disse Victor Tavares, coordenador do Núcleo de Eleições do SJCC.
Durante o evento, a equipe de política do SJCC fará uma cobertura em tempo real, comentando e analisando as interações dos candidatos, tanto nos intervalos comerciais quanto após o término do debate. Esse formato, conhecido como “reacting”, permitirá aos eleitores uma análise imediata e detalhada das discussões.