No Recife, Bolsonaro sai em carreata com apoiadores e discursa mirando 2026

Gilson Machado, alvo da Justiça Eleitoral nos últimos dias, marcou presença no evento, mas não discursou e nem desfilou em carro aberto

Publicado em 10/08/2024 às 14:48 | Atualizado em 10/08/2024 às 17:29

O ex-presidente Jair Bolsonaro saiu em carreata pelas ruas do Recife e discursou para apoiadores neste sábado, 10. Por volta das 10h30, Bolsonaro chegou à Praia de Boa Viagem, onde apoiadores se concentravam, sendo recebido aos gritos de “Mito”.

A carreata seguiu da Praia de Boa Viagem até o Clube Português, no bairro das Graças, onde outro grupo de apoiadores já aguardavam no local.

Presente nas agendas com o ex-presidente desde a última quarta-feira, 7, o candidato à Prefeitura do Recife Gilson Machado marcou presença no evento, cumprimentando apoiadores na Avenida Boa Viagem, mas não desfilou em carro aberto com Bolsonaro e nem discursou no Clube Português.

Gabriel Ferreira/Jc Imagem
CARREATA BOLSONARO BOA VIAGEM. GILSON MACHADO. - Gabriel Ferreira/Jc Imagem

Antes dos discursos, Bolsonaro pediu a palavra para pedir um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do acidente aéreo com um voo da companha VoePass, na cidade de Vinhedo-SP, que resultou em 62 mortes.

Ataques ao Governo Lula e mira em 2026

Já no momento de discursar, o ex-presidente fez críticas ao governo Lula e ao Congresso, com foco na Reforma Tributária.

Bolsonaro também destacou a necessidade de “tirar o PT do Nordeste”, relacionando um domínio do partido a uma situação de dificuldade da região.

O ex-presidente também destacou que teve dificuldades para governar durante seu mandato, mas ressaltou a atuação durante a pandemia.

"Eu comprei, com o dinheiro de vocês, 600 milhões de doses de vacina. Nenhum governador ou prefeito comprou uma dose sequer. Eu não obriguei vocês a tomar vacina", disse Bolsonaro.

"Tenho um amigo aqui"

Bolsonaro enfatizou que retornará a Recife durante a campanha, destacando que “tem um amigo” na cidade.

“É compromisso. Vou voltar ao Recife. Tenho um amigo aqui. Eu tenho vários amigos em Pernambuco, mas tem um aqui, que nos momentos mais difíceis, pela função que ocupava, sempre esteve ao meu lado. Vocês sabem quem é esse cabra da peste”, disse Bolsonaro, seguido dos gritos de “Gilson” por apoiadores.

"Vou leiloar essas joias"

Finalizando o discurso, o ex-presidente mencionou o caso das joias, onde é alvo do TCU.

“Vou pegar o conjunto de joias, conjunto que é meu. Vou leiloar essas joias e vou doar à Santa Casa de Juiz de Fora”.

Gilson sem discursos e pouco mencionado

O candidato à Prefeitura do Recife Gilson Machado, alvo da Justiça Eleitoral, não discursou no Clube Português e foi pouco mencionado pelos aliados no palco. 

Além do ex-presidente Bolsonaro, o evento contou com falas de deputados estaduais como Abimael Santos e Coronel Feitosa. Também discursaram os deputados federais Pastor Eurico e Coronel Meira, além do paraibano Cabo Gilberto Silva e o candidato à Prefeitura de Caruaru, Fernando Rodolfo.

Coronel Meira, por sua vez, foi o único dos que discursaram a mencionar Gilson, ao falar sobre o “time de Jair Bolsonaro no Recife”, levando Gilson e a candidata a vice-prefeita Leninha Dias para a frente do palco.

Tags

Autor