ELEIÇÕES

Eleições 2024: Tabela de representatividade dos partidos para distribuição do horário eleitoral é divulgada pelo TSE

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV é marcada para começar dia 30 de agosto, com sorteio de tempo feito no dia 24 se baseando no guia

Cadastrado por

Caio Moraes

Publicado em 13/08/2024 às 17:47
Imagem de urna eletrônica. - iStock

Nesta terça-feira (13), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou a tabela atualizada de representatividade dos partidos políticos na Câmara dos Deputados. O documento será a base de cálculo para a distribuição do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão para os candidatos durante as Eleições 2024.

De acordo com a publicação da portaria nº 657/2024 pelo TSE, o Partido Liberal (PL) é o com o maior número de deputados federais, com 99; em sequência vem a Federação Brasil da Esperança, formada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido Verde (PV), com 81 parlamentares. Em seguida vem o União Brasil, com 59; o Partido Progressistas (PP), com 47; o Partido Social Democrático (PSD) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), com 42 cada um; e os Republicanos, com 40.

As federações PSDB - Cidadania (18), Podemos (18), PDT (17), Federação PSOL - Rede (14), PSB (14), Solidariedade (7), Avante (7) e PRD (5) completam a lista

O anúncio do tempo será feito oficialmente no dia 24 de agosto, por meio do sorteio do guia. As bancadas servem de parâmetro para o cálculo.

A portaria também apresenta a tabela de representação das bancadas dos partidos e federações no Congresso Nacional, que será usada como base para a participação em debates durante o pleito.

Calendário eleitoral

O início da propaganda eleitoral gratuita começa no rádio e na TV no dia 30 de agosto e se estende até 3 de outubro. O primeiro turno das Eleições Municipais 2024 será no dia 6 de outubro, onde os eleitores vão escolher os candidatos ou candidatas a prefeito, vice-prefeito e vereador.

Tags

Autor

Veja também

Webstories