Alepe | Notícia

Eleição para a Mesa Diretora da Alepe tem data definida; confira detalhes

Após STF anular pleito realizado no final de 2023, Alepe definiu data para realizar nova eleição para composição da mesa diretora da Casa

Por Pedro Beija Publicado em 19/11/2024 às 21:16

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) definiu data para a realização da eleição para a Mesa Diretora da Casa, para o biênio 2025-2026. O pleito havia sido realizado em 2023, de forma antecipada, mas foi anulado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no último mês.

No próximo dia 2 de dezembro, os parlamentares vão escolher os nomes que irão compor os cargos de presidente, vice-presidentes, secretários e suplentes.

Atual presidente da Casa, o deputado Álvaro Porto (PSDB) deve garantir a recondução ao cargo, visto que já possui amplo apoio dos parlamentares. A indefinição segue em torno do cargo de primeiro-secretário, que deve ser disputado entre os deputados Francismar Pontes (PSB) e Gustavo Gouveia (SD), que ocupa o posto atualmente.

Eleição realizada em 2023 foi anulada pelo STF; relembre resultados

Em outubro, o ministro do STF Flávio Dino decidiu pela anulação das eleições realizadas em 2023, a pedido do Procurador-Geral da República (PGR), Paulo Gonet, que encaminhou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), por conta de resolução da Alepe que alterava dispositivo da constituição estadual e antecipava data da eleição para a Mesa Diretora.

Além da anulação do pleito realizado em 2023, o STF ordenou a realização de nova votação entre os dias 1º de dezembro de 2024 e 1º de fevereiro de 2025, de acordo com o regimento interno da Alepe, anterior ao que havia sido alterado pelos parlamentares.

Na eleição realizada em novembro de 2023, Álvaro Porto havia conquistado a reeleição para a presidência, bem como o primeiro-secretário Gustavo Gouveia, ambos com 40 votos dentre os 46 possíveis. À época, todos os cargos tiveram candidato único, com exceção da 2ª vice-presidência, disputada entre Fabiano Ferraz (SD) e Diogo Moraes (PSB), com vitória do deputado do Solidariedade, em segundo turno.

Compartilhe