Câmara aprova reforma administrativa na prefeitura do Recife
Projeto foi aprovado em primeira discussão em sessão extraordinária nesta quinta e ainda terá segunda votação na sexta-feira (27).
A Câmara de Vereadores do Recife aprovou, em primeira discussão, nesta quinta-feira (26), a reforma administrativa proposta pela prefeitura da cidade, encaminhado pela gestão João Campos ao Legislativo no último sábado (21).
Em sessão extraordinária realizada com a presença de 32 vereadores, o texto que altera o organograma de secretarias municipais recebeu 27 votos a favor e 5 votos contrários.
Votaram contra o texto os vereadores Felipe Alecrim (Novo), Fred Ferreira (PL), Doduel Varela (PSD), Davi Muniz (PSD) e Michele Collins (PP).
Antes da votação desta quinta, o PL já havia sido aprovado na última segunda-feira (23) pelas comissões de Finanças e Orçamento e de Legislação e Justiça da Câmara.
O projeto de lei altera a organização das secretarias municipais e determina que a prefeitura terá 24 pastas a partir de janeiro de 2025, além da Procuradoria e da Controladoria.
A pauta prevê, por exemplo, a criação da Secretaria de Ordem Pública e Segurança e eleva a atual estrutura de Administração à condição de Secretaria.
Outra alteração atinge as Secretarias de Articulação Política e Social e Relações Institucionais, que foram desmembradas da antiga Secretaria de Governo, além da secretaria de Direitos Humanos e Juventude. A prefeitura também pretende criar a pasta de Cidadania e Cultura de Paz.
Segundo a gestão, a mudança vai "fortalecer o desenvolvimento de políticas públicas e robustecer a governança de diferentes setores do secretariado".
Após enviar o projeto de lei à Alepe, o prefeito João Campos começou a anunciar, no domingo (22), os nomes que irão compor a administração municipal a partir de 2025. Alguns secretários permanecerão nos cargos, enquanto outras pastas ganharão novos líderes.
O projeto passará por segunda discussão no plenário da Câmara, na sexta-feira (27), antes de ir a sanção do prefeito João Campos.
Nesta quinta, o plenário da Câmara também aprovou aumento no salário dos secretários municipais, passando de R$ 18 mil para R$ 24 mil.