Presente no Brasil e em Pernambuco desde 1998, a TIM conecta pessoas e segue trabalhando para se consolidar como a mais querida do País no setor da telefonia. E o reconhecimento como o destaque na categoria "Operadora de Celular" do JC Recall de Marcas 2024 mostra que a empresa está no caminho certo.
A marca é a mais lembrada do setor em Pernambuco, estado no qual ativou a cobertura 4G em todos os municípios desde 2021. A TIM também já implementou o 5G em 11 cidades pernambucanas, incluindo a ilha de Fernando de Noronha, número que mostra que a operadora não mede esforços para ampliar a sua cobertura.
"Temos o propósito de ser a operadora mais querida do Brasil no setor de telefonia e este reconhecimento no JC Recall de Marcas reforça, principalmente através da visão dos clientes, que estamos fazendo o dever de casa. O Estado é prioritário para a TIM, porque é um polo de inovação e tecnologia que demanda reforços de investimentos, e temos protagonizado ações relevantes nos últimos anos para fortalecer nossa conexão com o público", afirma Bruno Talento, diretor de Vendas da TIM Nordeste.
Três anos após a chegada no País, a TIM já era o único grupo móvel presente na região. Em janeiro de 2023, a empresa atingiu a abrangência de 100% das cidades do País (5.568), proporcionando cobertura em sua rede de telefonia e internet móvel.
Com mais de 2,7 milhões de clientes satisfeitos, do litoral ao sertão do Estado, a operadora conta com cerca de 90 lojas, entre próprias, revendas e master. A TIM também é líder de cobertura 5G no país, são 266 cidades cobertas e mais de 7 mil antenas, quase metade dos equipamentos 5G licenciados no país.
Ainda em 2023, introduziu a tecnologia GSM, que rapidamente alcançou 92% da população urbana em poucos meses. Atualmente, conta com aproximadamente 10 mil colaboradores em todo o País, com cerca de 260 deles dedicados às operações em Pernambuco.
Em 2024, a TIM acaba de lançar um novo posicionamento no mercado: TIM IOT SOLUTIONS. O objetivo é usar sua expertise para alavancar a transformação digital da indústria brasileira e ser a principal habilitadora de novos negócios com o uso da internet das coisas, com foco especialmente no Agronegócio, além de Utilities, Logística e Indústria 4.0.
"Também estamos com grande foco na expansão da abrangência da TIM UltraFibra, a mais moderna tecnologia em internet banda larga. Eleita seis vezes a melhor banda larga do Brasil pelo Estadão e três vezes pelo CanalTech, a TIM UltraFibra leva a melhor experiência ao cliente ao utilizar a tecnologia FTTH (Fiber-To-The-Home), proporcionando ultravelocidades e estabilidade para diversas atividades residenciais e comerciais", afirma Bruno.
No momento, a TIM está dando ênfase a três principais iniciativas de comunicação e interação com o público. De acordo com Bruno, o objetivo é liderar o mercado, estabelecendo parcerias estratégicas com empresas líderes em seus setores para oferecer mais vantagens aos usuários, enquanto a companhia fortalece o compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade social.
Uma dessas iniciativas é a colaboração com o Zé Delivery, onde os clientes dos planos pré-pagos da TIM recebem cupons de desconto para compras de bebidas no serviço de entrega ao fazerem uma recarga mensal de R$ 15 ou mais. Esses descontos operam como um sistema de "cashback": a recarga gera um cupom do mesmo valor, resgatável em compras a partir de R$ 70 no Zé Delivery.
Outra estratégia chave é o Test Drive TIM. Essa iniciativa permite que clientes de outras operadoras experimentem a qualidade da rede móvel 4G e 5G da TIM, ativando pacotes gratuitos com 30GB de internet, chamadas e SMS ilimitados por até 30 dias consecutivos.
Por fim, a mais recente campanha em destaque é o Caminho Delas, um projeto que solidifica o compromisso da TIM com a igualdade de gênero no Brasil. Este projeto transformou todas as lojas próprias da operadora em pontos de apoio para mulheres em situação de vulnerabilidade.
Para o futuro, a TIM tem a estratégia de expandir ainda mais a conectividade e oferecer conteúdos inovadores aos seus clientes. Isso inclui continuar a expandir a disponibilidade do 5G de acordo com o cronograma estabelecido pela Anatel e as demandas das cidades.
Além disso, a TIM continuará a enriquecer sua oferta de serviços por meio de parcerias que beneficiam os clientes, especialmente nas áreas de educação e saúde. Atualmente, os clientes da operadora já podem desfrutar de serviços diversos, como acesso à plataforma de educação Descomplica, e ao aplicativo Tutti Saúde.
No que diz respeito às práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), a TIM integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como o Novo Mercado e o S&P/B3 Brasil ESG, além de estar listada no Sustainability Yearbook, que destaca as empresas mais sustentáveis do mundo.
Recentemente, a TIM tornou-se a única operadora da América Latina a ser incluída na "A List" do Carbon Disclosure Project (CDP), em reconhecimento aos seus esforços na mitigação das emissões de gases de efeito estufa.
"A valorização da diversidade e a promoção da inclusão é outro forte pilar de atuação da TIM, fundamental na sua cultura organizacional. A diferença de histórias, vivências e aprendizados reforça a inovação do negócio e alavanca os resultados da companhia. Assim, a TIM mantém esforços para disseminar uma cultura de respeito e inclusão entre os colaboradores e colaboradoras na TIM e na sociedade", finaliza Bruno Talento, diretor de Vendas da TIM Nordeste.