A fazenda da família Santos em Gravatá

Mirella Martins
Publicado em 29/07/2012 às 21:03
REFÚGIO Turíbio e Zezinho Santos aproveitam a casa todos os finais de semana e gostam de convidar amigos


A casa de campo que encerra a série do Social1 é a fazenda Manacá, em Gravatá, de Lília Santos. A propriedade foi construída há 41 anos e tem uma arquitetura diferenciada das edificações que vimos aqui na série. Ao contrário das casas com design moderno, com ambientes integrados, vemos uma arquitetura bucólica, com projeto do arquiteto Acácio Gil Borsoi, referência na área no Estado.

PROPRIEDADE A ponte cercada de um caminho de eucaliptos e bambus, que dá acesso ao heliponto, é um dos locais preferidos de Lília Santos

"Quando comprei o terreno, não havia quase nenhuma casa de campo em Gravatá, fomos um dos primeiros. Vimos a cidade crescer", diz Lília. "Adoramos vir para cá. Gosto mais daqui do que da nossa casa de praia. Estamos aqui todos os finais de semana, mesmo no verão", acrescenta Zezinho, filho de Lília.

REFÚGIO Turíbio e Zezinho Santos aproveitam a casa todos os finais de semana

A casa, segundo Zezinho, está na maioria das suas recordações de infância. "Lembro que quando mamãe me disse que comprou um terreno no alto de um morro para construir uma casa, comecei a chorar, porque achava que ia ter que subir o morro a pé", diz. "E também lembro da casa sendo construída, eu brincando de me equilibrar nas paredes que estavam subindo", completa.

REFORMA Terraço externo vai ganhar cobertura de vidro para ser melhor aproveitado

A piscina foi construída em 1977. "Fazíamos a fogueira de São João onde hoje é a piscina", recorda  Zezinho. E o tobogã, que faz a alegria de adultos de crianças, foi erguido em 1981. Com o crescimento da família, a casa também precisou aumentar. O projeto inicial tinha apenas um pavimento, com três quartos. Depois, foi feito um segundo pavimento, onde foram edificados mais quatro quartos.

ESPAÇOS INTERNOS Na decoração, predominam móveis de Gravatá

Em breve, a casa passará por uma nova reforma. O terraço aberto na frente  ganhará uma cobertura de vidro. "Assim, poderemos usar melhor a área, tanto no verão, quando faz muito sol, quanto no inverno, quando a temperatura cai", explica Lília. O número de quartos também será ampliado, serão construídos mais três cômodos. "Gostamos muito de trazer amigos para cá", informa Zezinho.

AMBIENTE Jardim interno é um dos locais preferidos de Lília na casa

"Aproveitamos todos os lugares da casa. Quando estamos aqui, não ficamos nos quartos, vendo televisão, por exemplo, usufruimos de cada cantinho", explica Zezinho. O café da manhã é sempre na mesa da sala. O almoço e o jantar são servidos no terraço externo. "No Natal, produzimos a mesa da ceia aqui fora, foi lindo. E, no verão, fazemos alguns almoços lá na ponte", diz Zezinho.

Veja mais fotos da casa da família Santos na nossa galeria de imagens:

 

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory