O wine director da rede Pobre Juan, Diego Arrebola, apresentou, na tarde desta quarta-feira (11), na unidade do RioMar Recife, a repaginada que sofreu a carta de vinhos do restaurante especializado em carnes nobres, hoje com 10 unidades no País - e prestes a inaugurar mais uma em Curitiba (PR). Depois de prestar consultoria à casa, Diego assumiu o cargo que o próprio define: "minha função aqui é cuidar, com exceção da sopa, de tudo que é líquido", brinca ele, que foi condecorado pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABD) como o melhor do Brasil. E daí vem a atenção especial à bebida e a mudança de filosofia da nova carta, corrigindo alguns pecados. Nesta repaginação, a lista dos vinhos saltou dos 164 rótulos para 263 - com vinhos mais básicos a pingentes de carta (os top, top) que podem variar de R$ 67 a R$ 6.049. Agora, o enogourmet que for ao Pobre Juan vai contar com uma maior oferta de rótulos de outros países (antes a maior concentração era de argentinos e chilenos), uvas e estilos.
Durante a conversa, Arrebola afirmou que o próximo passo é regionalizar mais a carta ao gosto de cada local. Em São Paulo, por exemplo, as maiores saídas são os Italianos, enquanto no Recife e em Salvador, a preferência recai sobre os portugueses. Sobre as afinidades locais com as bebidas, o sommelier revelou também que a unidade do Pobre Juan Recife deve ser a primeira da rede, em todo o País, a receber uma carta de uísques, iniciativa prevista para o primeiro semestre de 2014.
Na harmonização, comandada com toda a perfeição dos cortes pela chef da rede, a paulista Priscila Oliveira, foram servidas seis etapas, que começou com uma leve combinação de tapas de vegetais, passando por alguns clássicos da casa - como o Bife Pobre Juan grelhado na brasa, acompanhado de cogumelos salteados e cebola roxa grelhada com molho Bourbon - a novidades, como o Shouder Steak (o ombro do animal), corte marmorizado e muito saboroso, perfeitamente harmonizado com um clássico, o Brunello de Montalcino 2006, da região de Toscana, na Itália. O almoço foi acompanhado por um dos empresários da casa, Luiz Marsaioli, que se diz praticamente pernambucano - fã confesso da Bodega do Véio, em Olinda. Vamos às etapas: