Menu politicamente correto no Empório Central

Mirella Martins
Publicado em 28/10/2013 às 10:28
Douglas se superou ao criar um menu politicamente correto e com muito sabor


Querer ter uma alimentação saudável deixou de ser um martírio na cidade. E, graças a Deus, a dinastia do peito frango grelhado com salada de folhas sofreu um golpe, ressurgindo com um novo modelo de cardápio: pratos balanceados, primando a qualidade dos alimentos, excelentes temperos e funcionalidade da matéria-prima.

Até a bebida ganhou label de funcional. Fotos: Felipe Ribeiro/JC Imagem

Começa, nesta segunda, no Empório Central, no Shopping Recife, um festival do bem-estar por exatos 15 dias. Concebido pelo nutrólogo-celeb Eduardo Magalhães e criado pelo chef Douglas Wanderley, o cardápio do restaurante oferece cinco pratos de-li-ci-o-sos e todos voltados para uma nova religião: a cozinha politicamente correta.

Abóbora na ghee com lâminas de carne de sol

Na verdade, há algum tempo, Douglas já vem pontuando seus cardápios (no É e nos Empórios Central) com pratos para celíacos, diabéticos e para os adeptos da alimentação funcional. Essa “vibe” surgiu há seis meses, quando ele decidiu deixar de ser gordinho e dar uma mudança radical na sua alimentação. “Perdi 19 kg. No começo foi difícil, mas depois descobri que emagrecer e cuidar da saúde não precisava ser tão sacrificante assim”. Para isso, ele mergulhou num novo universo. “Eduardo me ensinou muito, mas também pesquisei. Li. Me informei. Cheguei a fazer um tratamento num ashram de limpeza do organismo em Araguari”, conta.

Suco detox também é vendido no Empório Central

Agora, ele quer passar todo esse seu conhecimento adiante e de forma saborosa. “Tive que me reprogramar. Neste festival, quase não usamos fritura. Quando preciso, é óleo de coco, ghee ou azeite e no final para não elevar a temperatura. O sal que usamos é o do Himalaya por conter menos sódio”, ensina.

Nhoque de inhame com molho de tomates pelados

Mas vamos ao que interessa: os pratos. Para começar, nhoque de inhame com tomate pelado no óleo de coco. “Usamos os carboidratos corretos sem farinha, nem amido”, destaca Douglas. Na abóbora ayuvédica, o chef traz lâminas de carne de sol com farofa de tapioca e pedaços do jerimum puxado no ghee com especiarias.

Salada de berinjela e cenoura com salmão

A salada foge do trivial. Ela traz rolinhos de berinjela com cenoura ralada, legumes mornos e salmão levemente grelhado com geleia. Outra invenção é o camarão surpresa. Trata-se do crustáceo numa delicada massa de inhame ao forno acompanhado de cebola flambada com azeite extra virgem e salada verde. O último, porém, o mais exótico é o gheesoto. Na verdade, é um risoto com ghee e ao invés de arroz arbóreo palmito pupunha e frutos do mar. Para mim, o campeão.

Purê de frutas vermelhas compõe receita deste maravilhoso drinque leve

Para beber, Douglas pediu para o gerente e mixólogo Rodrigo Sepúlveda criar bebidas refrescantes e com “poderes”.  "Douglas me explicou o benefício de cada erva e frutas e montei algo, misturando as propriedades", avisa Rodrigo. Para acompanhar, ele sugere o turbinado de frutas vermelhas com especiarias – purê de framboesa, amora e morango maçaricado com gengibre e alecrim – e o martini cítrico,  com gelo de água inonizado – com menos ferro e fósforo - mais limão taiti, limão siciliano, maracujá e tangerina. Os adeptos do suco verde também podem pedir a opção do Empório Central. “Fazemos na hora. Sai da centrífuga direto para o copo do cliente”.

Camarão surpresa vai ao forno para não ter frituras

Depois de toda a explicação, resta você deixar de lado qualquer preconceito sobre alimentação funcional e se permitir experimentar. Vai valer a pena.

Douglas se superou ao criar um menu politicamente correto e com muito sabor

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory