Conheça a dieta Detox

Mirella Martins
Publicado em 22/09/2014 às 13:10
Como-perder-peso-com-a-dieta-detox Foto:


Depois do fim de semana sempre bate aquele arrependimento causado pelos exageros do descanso. Docinhos, salgados, frituras, bebidas e afins nos seduzem valendo-se da desculpa das pausas semanais. Na segunda-feira, quando a vida volta ao normal e a realidade bate à porta, também vêm junto os jornais, revistas e a televisão, estampando diariamente modelos exibindo corpos de dar inveja. A essas alturas, só nos sobra o peso na consciência e o desejo de nos espelharmos nesses exemplos quase intangíveis - mas não podemos esquecer que, para alcançar tal silhueta, elas vivem em função de exercícios físicos e dietas. Algumas dessas dietas caem no gosto das celebridades e acabam virando febre entre suas fãs. Atualmente, uma das mais adotadas é a dieta detox, seguida por famosas como Giovana Antonelli e Jennifer Aniston. Além de ser uma ótima diretriz para começar um processo de reeducação alimentar e seguir um estilo de vida mais saudável, a dieta é um ótimo caminho para quem quer, primeiro, livrar o organismo de toxinas que vão se acumulando e fazem muito mal.

Fotos: Reprodução/Internet

O que é a dieta detox? 

Trata-se de um processo de detoxificação - ou seja, a retirada de substâncias potencialmente tóxicas de dentro do organismo. Presentes no sal, no açúcar, em corantes, conservantes, agrotóxicos, bebidas alcoólicas e noites mal dormidas, assim como stress, cigarro, poluição e excesso de sol, essas toxinas se acumulam, como uma espécie de lixo, sobrecarregando o organismo - que, por sua vez, nem sempre dá conta da faxina. O objetivo da dieta não é perder peso, e sim promover o equilíbrio do corpo. O emagrecimento é apenas consequência.

Quais são os benefícios?

Além de promover nutrição, a dieta contribui com o bom funcionamento do intestino, aumenta a eliminação de líquidos, diminuindo sua retenção, promove a aceleração do metabolismo, aumentando o gasto calórico, proporciona uma maior sensação de saciedade e diminui o apetite por doces, devido ao aumento do consumo de fibras e melhor nutrição do organismo.

Sete dias de dieta são suficientes para notar as mudanças positivas.

Quais alimentos não podem faltar neste período?

Os integrais são indispensáveis, pois são ricos em fibras, vitaminas do complexo B e minerais. Leguminosas, como feijão, grão de bico, lentilha e ervilha, são ricas em proteínas, desempenhando papel importante na construção e manutenção dos tecidos. Peixes fornecem proteínas em quantidades equivalentes à carne vermelha, além de oferecerem grandes quantidades de ômega-3 - uma gordura benéfica à saúde, com ação anti-inflamatória. Frutas, legumes e verduras fornecem ao organismo vitaminas e minerais, que desempenham funções importantes e também são fontes de fibras. Por fim, chás de ervas contribuem para a diminuição da retenção líquida, devido ao seu efeito diurético.

Como funciona a dieta?

A detox deve ser personalizada, portanto, esqueça as fórmulas milagrosas: para elaborá-la, é preciso conhecer o histórico de saúde, hábitos de vida e alimentação de cada um.

Os seguidores e os propagadores

O empresário Marcilio Batista conheceu a dieta em setembro 2013, através do documentário Fat, sick and nearly dead, do Joe Cross. "Aquele foi o estímulo necessário para me empenhar e começar uma nova vida", lembra. De lá para cá, ele perdeu 35 kg. "Tenho uma alimentação equilibrada, livre de excesso de glúten, lactose e extremamente rica em frutas, legumes e voltada pro vegetarianismo. Não totalmente, porque ainda como peixe, mas deixei de comer carne vermelha, tomar refrigerantes e comer lanches desnecessários que me intoxicavam diariamente", conta.

Estimulado pelos amigos, Marcilio abriu seu próprio negócio e deu vida ao Bigode Verde - empresa especializada na produção e distribuição de sucos 100% naturais e sem conservantes. "Trabalhamos com seis tipos de sucos que compõem uma tabela nutricional desenvolvida por nutricionistas", conta. De acordo com ele, os programas são de 3 dias, com 18 sucos; 5 dias, com 30 sucos, ou 10 dias, com 60 sucos. "A pessoa que deseja realmente fazer o detox tem que se preparar dois dias antes de começar. Sempre recomendamos fazer um acompanhamento médico, pois os sucos não tem apenas a finalidade de emagrecimento, são ricos em enzimas, proteínas e vitaminas e de rápida absorção do organismo", orienta. "A pessoa entra em contato conosco, através das redes sociais e nós passamos o cardápio por e-mail. As entregas são feitas de bicicleta, pensando no impacto ambiental", comenta Carlos Pompeu, sócio de Marcilio na empreitada.

O gastrônomo Henrique Feitosa também embarcou na onda detox: "Perdi 3 kg em 15 dias e sem fazer exercícios físicos", conta. "Três objetivos me motivaram a entrar na dieta: acelerar o metabolismo, melhorar o sistema digestivo e aumentar a imunidade. Me sentia muito mais disposto ao acordar com uma sensação de saciedade", expõe.

Para os que desejam entrar na onda, além da Bigode Verde, Recife ainda conta com a BioFit Detox, na Zona Sul da cidade, que dispõe de cinco opções de cardápios, que variam entre líquidos e sólidos ou programas de 3 ou 5 dias. Para quem não consegue largar as coxinhas, pudins e outras delícias, a  Dix Receitas Fit fornece esses alimentos preparados especialmente para pessoas que praticam atividades físicas e fazem dietas com restrição calórica. Nhoque de batata doce, mandioquinha com frango e risoto de salmão são algumas das refeições que podem ser conferidas no cardápio da 4fitnutrition, empresa especializada em alimentação balanceada e que faz entregas em domicílio em qualquer endereço da Região Metropolitana do Recife.

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory