Camila Coutinho lançou, neste sábado (12), no Shopping Recife, o seu primeiro livro. "Estúpida, eu?" faz alusão ao seu blog de moda e lifestyle, Garotas Estúpidas. Camila e o nome do Garotas Estúpidas conquistaram não só pernambuco, como o Brasil e o mundo. Juntos, os dois perfis chegam a 3 milhões e 500 mil seguidores (2,3 milhões no seu perfil pessoal, e 1,2 milhões no GE). Nessa sexta-feira (11), a pernambucana veio ao Jornal do Commercio/Portal NE10, para uma entrevista exclusiva com o Social1. A repórter Anneliese Pires bateu um papo com a pernambucana (veja a íntegra ao fim deste post).
Há 12 anos, Camila começou como blogueira e, agora, é considerada uma verdadeira comunicadora da internet. Ultrapassou os limites do blog: é empresária, influenciadora e querida de grandes marcas internacionais. Ela conta o que o público pode encontrar na obra. "As pessoas olham para o trabalho das influenciadoras, das blogueiras, e elas veem muito só o que acontece no último momento: a foto, o evento. Mas existe toda uma empresa por trás, uma estratégia. De uma maneira natural, claro, mas ainda é uma marca. Eu falo dos meus 12 anos de carreira e como essa história se entrelaça com as mudanças de mercado no mundo. E também sobre paixão. Paixão pra executar suas ideias, paixão no mundo profissional", explica.
Ela também enfatiza que o objetivo não é atingir apenas os seus seguidores do universo da moda. "É para você colocar em prática suas ideias. O momento está muito bom para o empreendedorismo. Quando eu estava escrevendo, eu queria que fosse um livro legal não só pro meu público, da moda, mas um público geral. Eu estou recebendo esse feedback e estou amando", comemora a jovem de 30 anos.
Um milhão de visualizações mensais no blog; integrante do site Business of Fashion como uma das 500 pessoais mais influentes do mundo da moda; e, em 2015, figurou na lista da Forbes como um dos 30 brasileiros mais influentes com menos de 30 anos. Um currículo e tanto, mas Camila Coutinho confessa que não imaginava que fosse chegar a esse nível. "Quando eu comecei o Garotas Estúpidas, não era para isso. Eu fazia faculdade de design de moda, eu gostava de celebridades, e não tinha blog de moda. Eu só queria ter aquilo ali como uma brincadeira pra três amigas", disse. "Mas aí eu tomei gosto. A partir do momento que eu encarei aquilo como um negócio, eu fui sempre buscando o meu melhor em tudo que eu fazia", se orgulha.
Sobre a parte ruim do seu trabalho, ela é direta. "Ter que se reinventar muito e sempre. Tem que mudar muito e muito rápido, a internet tem um ritmo cada vez mais frenético", afirma. Ainda, Camila também falou sobre sua personalidade, planos futuros e mais. Confira a entrevista na íntegra no vídeo abaixo: