Flower Powerject: A Menina da Câmera e ONG Lar Rejane Marques promovem mostra beneficente

Victor Augusto
Publicado em 20/08/2018 às 16:25
Clarissa Ribeiro, A menina da câmera (Imagem: Divulgação)


Clarissa Ribeiro - publicitária e fotógrafa conhecida sob a alcunha de "a Menina da Câmera" - e a ONG Lar Rejane Marques realizam a Mostra Flower Powerject com o intuito de despertar a atenção para as necessidades das crianças com deficiência que vivem na Organização Não Governamental.

O vernissage é aberto ao público e rola nesta terça-feira (21), a partir das 17h, no Lalá Café, com música comandada pela DJ Lari Gaga. A mostra fica no local até o dia 21 de setembro.

Os visitantes, além de apreciar as fotografias, podem também adquiri-las. O valor arrecadado vai ser doado integralmente ao Lar, que cuida dessas crianças com deficiência que viviam em situações de abandono ou outras violações de direitos.

A inauguração, inclusive, acontece na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Já o fim, dia 21 de setembro, é marcado por ser o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

LEIA TAMBÉM > Thriller, de Michael Jackson, perde posição do álbum mais vendido da história; confira quem passou na frente!

O Lar Rejane Marques vem enfrentando um período difícil: desde dezembro está com poucos recursos e existe o risco de encerrar as atividades. Clarissa explicou que os planos eram fazer a mostra em formato de edital, mas não deu certo e "com essas dificuldades, acabou sendo realizada de forma independente".

"O projeto foi inspirado no movimento Flower Power, dos anos 60. Dele, pegou a alegria, transformação e o Pop Art. Começou com auto-retratos coloridos e floridos, que logo alcançou outros rostos como forma de valorizar e empoderar. Então é por isso que o nome é Flower Powerject", conta a Menina da Câmera.

Foi trabalhando nesse projeto que que uma amiga a falou sobre a ONG: "Ela me indicou para produzir as fotos para o site do lar. Prontamente eu aceitei e conversei com representantes. Desse encontro surgiu a ideia de colocar o projeto com as crianças, como forma de mostrar seus olhares alegres e vividos. Seria uma forma de mostrar esse problema social de forma mais bonita e alegre".

Fotografias que tratam de assuntos como abandono, geralmente, são produzidas com pouca saturação de cores, tons mais frios e com jogo de pouca luz e sombras fortes. O método de Clarissa é diferente. Questionada sobre o porquê da visão diferenciada sobre o tema, ela conta que é a forma que encontrou para sensibilizar o público em relação à causa.

Produzimos as fotos levando em consideração a personalidade de cada criança. Elas, por sua vez, ficaram bem curiosas e envolvidas com o projeto. Foi algo bem bacana. Elas e os funcionários ficaram felizes e curiosos com o ensaio. Espero que as fotos possam abir novos olhares para a causa social. Acredito que essa visão mais criativa e alegre chama mais atenção, e condiz também com a realidade das crianças. Apesar de elas terem passando por situações difíceis, elas recebem muito carinho e amor no Lar e demonstram essa felicidade. Tratando tudo com carinho e com amor, que é o que as crianças precisam, as coisas melhoram"

Clarissa Ribeiro, a Menina da Câmera, sobre a Mostra Flower Powerject para a ONG Lar Rejane Marques

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory