Hamilton de Holanda e SaGRAMA se apresentam juntos no Teatro de Santa Isabel

Anneliese Pires
Publicado em 09/10/2018 às 14:33
collage Foto:


Um dos shows mais aplaudidos do 28º Festival de Inverno de Garanhuns foi resultado do encontro entre o aclamado bandolinista carioca Hamilton de Holanda e o grupo recifense SaGRAMA. Para quem não viu, o  Conservatório Pernambucano de Música vai promover mais uma edição da apresentação, dessa vez, no Teatro de Santa Isabel, no Centro do Recife. Os músicos sobem ao palco nesta quarta-feira (10), às 20h, como parte do projeto Quartas Musicais.

Aos 41 anos de idade e 36 anos de carreira, Hamilton de Holanda traz na bagagem um misto do incentivo familiar e do aprendizado adquirido no bacharelado em Composição pela Universidade de Brasília. O conhecimento formal, unido à prática em rodas de choro e samba, resultou na maestria que rendeu ao músico o apelido de “Jimi Hendrix do bandolim”.

Ao adicionar duas cordas extras ao instrumento, Holanda ampliou os limites do bandolim e inspirou uma nova geração de intérpretes. O choro é sua primeira referência e, a partir de sua iniciativa, no ano 2000, foi criado o Dia Nacional do Choro, comemorado em 23 de abril, data de nascimento de Pixinguinha. Além do choro e do samba, aglutina em sua obra outras tantas tradições culturais brasileiras, como o frevo e a bossa nova.

Já o SaGRAMA, em 23 anos de trajetória, reúne experiências com nomes como Alceu Valença, Nação Zumbi, Naná Vasconcellos, Yamandu Costa e Quinteto Violado. O grupo também gravou trilhas sonoras, a exemplo da feita para O Auto da Compadecida, filme dirigido por Guel Arraes e baseado na obra original do escritor Ariano Suassuna. Formado no Conservatório Pernambucano de Música, o SaGRAMA acumula nove álbuns e premiações como o especial do júri Apacepe de Teatro e Dança 2004 pela trilha do espetáculo Fernando e Isaura.

Para o Quartas Musicais, os artistas prepararam um repertório com muita música autoral, entre elas, Capricho do Carmo e A Saudade Vai Passar, de Hamilton de Holanda, e Cores Rurais e Cuscuz, do SaGRAMA. Somam-se a elas faixas de grandes como Sivuca (Feira de Mangaio), Pixinguinha (Carinhoso) e Geraldo Vandré (Disparada).

O ingresso para o show é gratuito, mas precisa ser retirado na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação.

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory