O pontapé inicial para o Maior e Melhor São João do Mundo foi dado neste sábado (1º). A entrega da bandeira, que marca a abertura oficial do São de Caruaru, foi no pórtico da Estação Ferroviária. A quadrilha junina Raio de Sol, do bairro de Águas Compridas, em Olinda, ficou responsável pela festa.
Já no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, os shows atraíram uma multidão.A primeira apresentação foi da Orquestra de Pífanos de Caruaru & Maestro Mozart Veira e seus 120 integrantes. O show foi marcado por homenagens aos 100 anos de Sebastião Biano, da Banda de Pífanos de Caruaru, ao centenário do Central – um dos times de futebol da cidade – e aos 40 anos de carreira de Elba Ramalho.
Depois, quem subiu ao palco foi a própria homenageada. Elba Ramalho fez um show emblemático com músicas de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e até uma pitadinha de carnaval, com frevos que fizeram o pátio ferver.
Encerrando a abertura oficial, um dos shows mais aguardados da noite: o cantor alagoano Mano Walter subiu ao palco e trouxe sucessos como 'Juramento do dedinho', 'Não deixo não' e 'Vida de vaqueiro'. O ponto alto da apresentação foi a homenagem ao cantor Gabriel Diniz, que morreu na última segunda-feira (27), em acidente de avião em Sergipe. Mano Walter se emocionou ao som de 'Jenifer', hit que fez GD estourar no Brasil inteiro.
Além do palco principal, o São de Caruaru 2019 conta com outros 24 polos de animação com manifestações populares como quadrilhas, bacamarteiros e variadas expressões culturais. Confira a programação completa de Caruaru neste domingo (2):
15h -11ª Caminhada do Tareco e Mariola – Vassoural
12h - Alto do Moura
- Trio Chamego Bom
- Jucélio Vilela
- Santanna
20h - Pátio do Forró:
- Renilda Cardoso
- Tayrone
- Mastruz com Leite