Cearense de Juazeiro do Norte, Jonas Esticado, 24 anos, gravar neste sábado (7), o DVD "Jonas in Brasília". A escolha pela Capital Federal reúne motivações: tem a fama de pé-quente entre os artistas do forró e sertanejo; é o centro do País e nele vivem muitos nordestinos, e ainda vai aproveitar a "vibe" do evento Na Praia, à beira do lago Paranoá.
Em São Paulo, onde ensaia para o projeto, Jonas Esticado - que tem público grande no Recife - falou com o Social1 por telefone.
A propósito, ele lembrou que volta à capital pernambucana, dia 5 de outubro, com o "Jonas Intense", no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto do Recife. Antes de viajar para a sua primeira turnê europeia, no fim de outubro, com quatro shows em Portugal, Espanha, Holanda e Suíça.
Acompanhe:
Por que gravar o DVD em Brasília?
Além de ser um lugar com fama de pé-quente - porque a maioria das bandas do segmento [forró e sertanejo] que gravaram DVD em Brasília tiveram sucesso -, tem muitos nordestinos e também gente de outras regiões. Mas também pra levar a carreira pro Brasil.
A gravação será no evento Na Praia, que na mesma noite terá Jorge e Mateus. Eles vão participar?
Não sei ainda [rs]. Tem que ver a agenda. Quero muito que eles participem. "Com amor não se brinca", que eu gravei com Jorge, foi uma música que me levou para vários lugares. Então, se eu puder contar com a participação não seria ruim, seria muito bom!
O que vai entrar no DVD?
Dez ou 11 músicas inéditas, fora o repertório já conhecido... "Moça do Espelho", "Saudade Boa", "Meu Coração Pegou Ar", "Vem me Amar", que lançamos o clipe [gravado recentemente num haras em Gravatá, Agreste pernambucano]. Tem música romântica, pra cima, sofrência, de tudo um pouco.
Você falou que esse projeto também é pra levar a carreira para fora do Nordeste. Mas você já faz shows em outras regiões?
Já fiz muitos: São Paulo, em Brasília mesmo, no VillaMix de Goiânia [Jonas Esticado é agenciado pela AudioMix, que tem sede na capital goiana e produz o festival], Rio, Roraima, Pará...
E, a propósito, porque Esticado?
É uma gíria no Ceará - quando o negócio é bom, estica até amanhecer o dia. [rs] 'Estica mais um pouquinho!'. Hoje, a gente estica os shows.
Qual é a média mensal?
Vinte e cinco, 30 shows... Em junho eu fiz 35. Mas meu recorde foram 42, em junho do ano retrasado [2017]. A cada ano, a gente diminui um pouco, pra ter tempo para a família em Juazeiro do Norte [onde continua morando].
Quando você começou a cantar?
Aos 17 anos, não foi tão novinho. Cantava nos bares-boates de Juazeiro do Norte, com banda. Eu quem tomava conta de tudo: levava instrumentos, pegava o carro do meu pai emprestado pra levar todo mundo.
E quando saiu de Juazeiro do Norte pra ser conhecido no Nordeste?
Antes era o Forró do Esticado, e quando conheci meu empresário e sócio, que é até hoje, fizemos a transição para o Jonas Esticado. Daí a gente começou a sair. Foi todo um trabalho de formiguinha, devagarinho, faz uns quatro, cinco, anos.
Agora, você se prepara para uma turnê fora do Brasil. O que esse passo significa pra você?
'Tô' muito feliz! É uma coisa nova na minha carreira... Mas também 'tô' curioso, ansioso, é uma mistura.
Imagino que vai ter muitos brasileiros, mas também gente que não conhece forró...
Acho que 'tô' um pouco acostumado. No início, tinha muito disso, de a galera chegar um pouco fria, mas as músicas agradam 90% do público. Até quem não curte forró acaba curtindo.
Sobre o "Jonas Intense", que você traz ao Recife em outubro, é um show de mais de três horas... Como você se prepara para uma maratona dessa?
Pra ter preparo tem que ter descanso, e é difícil, mas quando a gente administra tudo dá pra conciliar. Antes do palco, ter que cuidar da alimentação, que é difícil na estrada, e também tem a preparação vocal, o aquecimento. Isso tem que manter. A gente depende disso.
Consegue ficar em Juazeiro pra descansar?
Não consigo ficar muito, mas sempre que posso 'tô' em casa, com minha família, minha mulher e meu filho de quatro anos. E, quando 'tô' fora e posso, digo 'vem pra cá'.
No YouTube, Jonas Esticado tem pouco mais de 800 mil inscritos em seu canal; sendo mais de 195 milhões de visualizações
No Spotify, são mais de 1,1 milhão de ouvintes mensais
No Instagram, o artista é seguido por 2,1 milhões de perfis