Convidada do programa Em Pauta, da GloboNews, Maju Coutinho falou sobre os episódios de racismo que enfrentou ao longo da vida. "O racismo é desde o nascimento, desde a infância. Eu tenho a lembrança desde pequena, desde criança, uma coleguinha ter perdido o estojo e ela decidiu que eu peguei”, relembrou a jornalista.
LEIA MAIS > ‘Só fala m%rda”, diz filho de Neymar sobre o jogador
"Eu já era adulta, estava no litoral, meus pais tem uma casa em Guaraqueçaba. Eu passei na rua sozinha e tinha um grupo de jovens brancos do lado da casa dos meus pais [...]. Começaram a fazer brincadeiras, barulhos de macaco. Eu voltei e estraguei a festa [deles]. Disse que não poderia acontecer, que era racismo. Eles ficaram assustados", disse a âncora do Jornal Hoje.
Além de Maju, outros profissionais negros como Zileide Silva, Flávia Oliveira, Heraldo Pereira, Lilian Ribeiro e Aline Midlej também relataram histórias de racismo. “O racismo mata, nos fere. Das violências diárias que a gente tem que olhar e enfrentar. E esse enfrentar é um gasto de energia muito para não sucumbir e manter a cabeça erguida", finalizou Coutinho.