Aos 77 anos, a poeta americana Louise Glück ganhou a medalha do Prêmio Nobel de Literatura 2020. A notícia foi dada na manhã desta quinta-feira, pela Academia Sueca. Mas você sabe quem é ela?
LEIA TAMBÉM: Iza e Léo Santana entram para a lista de negros mais influentes do mundo em 2020
Mesmo sem livros publicados em território brasileiro, vale a pena conhecer o trabalho de Louise Glück. Nova-iorquina, a poeta foi citada pela sua "inconfundível voz póetica que, com beleza austera, torna universal a existência indivigual". Pelo menos foi assim que a Academia Sueca se referiu à escritora.
Suas obras permeiam temas comuns à existência humana, como amores que não dão certo e relações familiares. Já em produções mais recentes, Louise Glück trata de temas mais profundos ainda; como perda, rejeição, decepção e isolamento.
A Academia Sueca citou seu trabalho publicado há 14 anos, intitulado 'Averno', chamando de "interpretação visionária". Hoje, Louise Glück trabalha como professora de inglês na Universidade de Yale, em Connecticut, nos Estados Unidos.
O Prêmio Nobel de Literatura foi concedido a apenas 16 mulheres ao todo; mesmo com quase cem anos de criação da premiação.