ROMÂNTICOS

DIA DO BEIJO: Entre no clima e confira beijos icônicos para celebrar

Dia do Beijo pode ser celebrado no dia 13 de abril ou 6 de julho

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Augusto

Publicado em 13/04/2022 às 12:54 | Atualizado em 31/01/2023 às 18:15
Notícia
X

Beijar é sempre bom, mas definiram uma data específica para esse ato que pode melhorar o dia - e quem sabe a vida - das pessoas por todo o mundo. O Dia Internacional do Beijo é celebrado no dia 13 de abril, e volta a ser comemorado devidamente aos poucos, por conta da pandemia de covid-19. Para se inspirar, confira alguns dos beijos mais icônicos do cenário artístico global.


 

Curiosidade 1: o Dia Internacional do Beijo acontece no dia 13 de abril
porque essa foi a data em que um casal tailandês deu
o beijo mais demorado da história, que durou 58h

 


 

"Kissing Policemen", Banksy (2004)

"Kissing Policemen" (Banksy, 2004)

É verdade que houveram muitos beijos no campo das artes que foram considerados controversos, e a obra do misterioso artista de rua chamado de Banksy é uma delas. Provocativa e iconoclasta, a obra de arte surgiu pelas ruas de Brighton, UK, em 2004, e vem sendo considerada um símbolo de apoio à pessoas LGBTQ+ em posições de autoridades públicas.

Que o mundo se exploda?

Que o mundo se exploda?
Que o mundo se exploda?

Quem nunca deu aquele beijo que faz esquecer tudo o que está acontecendo à sua volta? Se você nunca sentiu isso, se inspire nesse jovem casal canadense. Enquanto o caos estava solto pelas ruas de Vancouver, Scott Jones e sua namorada Alexandra Thomas protagonizaram uma fotografia daquelas que entrou para a história dos beijos.

O beijo aconteceu em 2011, quando milhares de fãs de hockey foram as ruas após o time da cidade perder a final do campeonato. Alexandra havia sido jogada no chão por um policial quando Scott foi ajudá-la e acabou não resistindo a um beijo na amada.

Homem-Aranha e Mary Jane Watson

Cansado da mesmisse? Porque não se inspirar no Homem-Aranha e chegar naquela "@" com um beijo de cabeça para baixo? Caso você não queira inovar muito, um beijo na chuva também pode dar aquele toque especial - e dramático - ao momento. A cena aconteceu no primeiro filme do herói, logo após o Peter Parker salvar sua crush, Mary Jane Watson.


 

Curiosidade 2: Não tem ninguém para beijar nesse Dia Internacional do Beijo? Não tem problema. No Brasil, a data é comemorada no dia 6 de julho.

 


 

"A Dama e o Vagabundo"

Achou que o beijo canino mais famoso do planeta não iria parar na nossa listinha? A animação Lady And The Tramp (A Dama e o Vagabundo) foi lançada em 1955 e continua a derreter os corações de muita gente. A famosa cena do espaguete é reproduzida por casais até hoje, 63 anos após seu lançamento.

"Der Kuss" ("O Beijo"), de Gustav Klimt (1907 - 1908)

The Kiss por Gustav Klimt (1907 - 1908)
The Kiss por Gustav Klimt (1907 - 1908)

O pintor austríaco Gustav Klimt ultrapassou os limites que a arte visual poderia expressar sobre um beijo na sua obra Der Kuss (O Beijo), feita entre 1907 e 1908. O comportamento dos seus corpos - notem a curvatura que o rapaz faz - cobertos por robes elaborados, aliados à uma posição de mãos e expressões faciais que demonstram nada mais que o carinho de dois amantes faz com que a obra continue representando o espírito desse ato, mesmo 110 anos depois da criação dessa obra.

 

"Dans le Lit, le Baiser" de Henri de Toulouse-Lautrec (1892)

"Dans le Lit, le Baiser" de Henri de Toulouse-Lautrec

Quando pintou Dans le Lit, le Baiser (Na Cama, o Beijo) em 1892, Henri de Toulouse-Lautrec tentou mostrar o quão bagunçado e preguiçoso o amor pode ser. No seu quadro, ele mostra um casal se beijando em uma cama sob o que parece ser a primeira luz do dia.

Apesar de sugerir que seria um beijo de "bom dia", o quadro chama atenção pelos detalhes. O bracelete no braço direito da garota e os cabelos bagunçados dos dois pode indicar que se trate de um beijo pós-sexo.

Beijo Fraternal

Leonid Brezhnev e Erich Honecker, 1979
Leonid Brezhnev e Erich Honecker, 1979

Com um mundo dividido e à beira de um holocausto nuclear, um beijo dado em 1979 ilustrou a disparidade entre o lado oriental do globo e o ocidental. Visto como um gesto comum entre pessoas de altos cargos no oriente, o beijo entre o líder soviético Leonid Brezhnev e o presidente da Alemanha Oriental Erich Honecker chocou os países da Europa Ocidental na época.

Veja o que não fazer nesse Dia Internacional do Beijo:

V-J Day in Times Square (1945)

 

V-J Day in Times Square (1945)
V-J Day in Times Square (1945) | Imagem: Alfred Eisenstaedt

Poucos sabem, mas a fotografia capturada pelo fotógrafo Alfred Eisenstaedt, que celebra o fim definitivo da segunda guerra mundial, na verdade foi fruto de um beijo forçado. A imagem, que foi publicada pela famosa revista Life, demorou para ter sua história revelada.

O marinheiro da foto era George Mendonsa, que, animado com as comemorações da vitória sobre o Japão e com certa quantidade de álcool no sangue, agarrou sem consentimento a enfermeira Greta Zimer Friedman.

"Eu não o vi chegar, mas subitamente estava envolvida em uma abraço forte. O homem era muito forte. Eu não estava beijando ele, ele estava me beijando"

disse Greta no livro The Kissing Sailor, lançado em 2012.

Citação

"Eu não o vi chegar, mas subitamente estava envolvida em uma abraço forte. O homem era muito forte. Eu não estava beijando ele, ele estava me beijando"<br><br>

disse Greta no livro The Kissing Sailor, lançado em 2012.

Tags

Autor