LISTA

Cinema: veja 7 filmes sobre esportes para assistir durante as Olimpíadas

Muito além das Olímpiadas: que tal torcer para personagens da ficção?

Imagem do autor
Cadastrado por

Samantha Oliveira

Publicado em 31/07/2021 às 7:00
Notícia
X

As Olimpíadas de Tóquio 2020 trouxeram o verdadeiro espírito competitivo para o público. Mesmo sem torcida nos estádios, os brasileiros têm vibrado com os atletas que representam o país na modalidade.

LEIA TAMBÉM: Musa das Olimpíadas: Ingrid Oliveira é apontada como uma das mais belas na competição

Na ficção, não é diferente. O poder da sétima arte consegue convencer e cativar o telespectador a torcer - ou até mesmo xingar - personagens fictícios. Pensando nisso, que tal conferir alguns filmes que retratam o esporte nos cinemas?

Rocky (1976)

Com certeza um dos clássicos dos cinemas, não dá para ignorar o longa que traz Silvester Stallone como protagonista. O filme consagrou a carreira do ator e conta também com uma trilha sonora memorável.

LEIA TAMBÉM: Scarlett Johansson, a Viúva Negra, processa a Disney. Saiba motivo

Para quem não sabe, a história é baseada na vida real do pugilista Rocky Marciano. Na trama, Rocky busca sair da vida sofrida envolvida com a máfia para se encontrar no boxe.

Desafiando Gigantes (2006)

O longa dirigido por Alex Kendrick ficou conhecido pela sua cena motivacional. A trama foca no treinador Grant Taylor, que está com seu posto ameaçado na escola em que trabalha. Com o risco, ele busca uma nova abordagem no seu time, baseada na filosofia e na fé dos seus alunos.

Menina de Ouro (2004)

A personagem Maggie, vivida pela atriz Hilary Swank, está determinada a ser um grande nome do boxe profissional. Ela busca a ajuda do treinador Frankie (Clint Eastwood). Com visões diferentes, o professor e sua pupila buscam o sucesso em meio a embates.

Heleno (2011)

Com Rodrigo Santoro vivendo o protagonista, o drama biográfico traz detalhes sobre o jogador Heleno de Freitas. O atleta atuava no time Botafogo, do Rio de Janeiro, e se tornou um dos mais populares da sua época.

Invictus (2009)

Unindo a política com o esporte, o filme tem início a partir da libertação de Nelson Mandela - que no longa é interpretado por Morgan Freeman. Após ser preso por 27 anos, o ativista é eleito presidente da África do Sul, 4 anos depois.

LEIA TAMBÉM: Conheça Rebeca Andrade, ginasta que levou 'Baile de Favela' para o mundo

Porém, o cenário que ele enxerga é um povo que torce contra a sua própria nação no âmbito esportivo. Assim, a sua ideia é utilizar o rugby como ferramenta de união sociopolítica entre os seus.

Ícaro (2018)

O documentário retrata a história de um ciclista amador que se envolveu em escândalos de doping. A trama traz o lado mais sombrio do espore em busca de resultados, e rendeu um Oscar de Melhor Documentário em 2018.

Um Homem Entre Gigantes (2015)

Estrelado por Will Smith, o longa traz uma discussão sobre a saúde - mental e física - dentro do esporte. O filme traz o patologista Dr Bennet Omalu, que por meio da pesquisa científica tenta conscientizar sobre os traumas cerebrais causados em jogadores de futebol americano.

LEIA TAMBÉM: Colírio: veja nossa seleção nacional dos gatos olímpicos

A trama é baseada em fatos reais, e mostra a batalha do médico em alertar sobre a causa para a opinião pública, ao mesmo tempo que escancara a condição dos atletas.

Tags

Autor