A cantora britânica Adele está sendo acusada de plágio pelo compositor mineiro Toninho Geraes, 59 anos. Ele alega que a artista plagiou a música Mulheres, que ficou famosa da voz de Martinho da Vila.
Toninho Geraes é o compositor da música que fez sucesso na voz do cantor brasileiro. De acordo com matéria publicada nesta sexta-feira (10), na Veja, o produtor acusa Adele de plágio na faixa Million Years Ago, que faz parte do álbum 25, lançado em 2015.
O compositor brasileiro alega quer juntas provas e mostrar que de fato, ocorreu plágio. “Fiquei estarrecido quando me dei conta. A melodia e a harmonia são iguais. É uma cópia escancarada”, comentou o compositor em entrevista.
Duas notificações extrajudiciais, foram enviadas em maio a Adele, a Greg Kurstin (coautor da canção e seu produtor), à gravadora e ao grupo Sony Music. No documento, os advogados de Toninho Geraes sustentam que, além da linha melódica, a artista e seu parceiro “se apropriaram das primeiras notas de introdução” e as reproduziram no início, refrão e final de Million Years Ago.
Dos envolvidos, só a Sony Brasil emitiu resposta formal, informando que o assunto está nas mãos da gravadora inglesa e da própria Adele. Desde o lançamento da canção da cantora, a semelhança foi comentada nas redes sociais. Tem até um vídeo na internet, juntando as duas canções em uma só. Confira:
Agora, confira a música Mulheres, na voz de Martinho da Vila e Million Years Ago, cantada por Adele, separadamente: