REPRESENTATIVIDADE

Recife ganha um novo espaço LGBTQIA+

Com uma proposta de reunir a comunidade e seus simpatizantes o estabelecimento funcionará de segunda a segunda

Ana Anjos
Ana Anjos
Publicado em 06/10/2021 às 17:04 | Atualizado em 07/10/2021 às 17:25
Divulgação
Pajubar - FOTO: Divulgação
Leitura:

Na edição 2018 do Enem, a seguinte sentença apareceu: "Nhaí, amapô! Não faça a loka e pague meu acué, deixe de equê se não eu puxo teu picumã! [E aí mulher! Não faça a esquecida e pague meu dinheiro, deixe de mentira se não eu puxo seu cabelo]". Essa frase é um pajubá, dialeto criado pela comunidade LGBTQIA+ durante a ditadura. Com origens no iorubá e nagô, o vocabulário reúne apropriações linguísticas feitas no universo homossexual e das travestis.

Como forma de homenagem, o Grupo Metrópole inaugura nesta quinta-feira (7), o novo espaço Pajubar, na Avenida Manoel Borba, 03, na Boa Vista, onde ficava o antigo Miami Pub, que abrigou o Delivery da Metrópole. Victor Hugo Bione, produtor cultural da casa, explicou a escolha do espaço: "Começamos com o Terraço do Delivery que deu super certo e vimos que com as restrições de distanciamento as pessoas sentiam a necessidade de se reunir em mesas com seus amigos para tomar um drink e degustar comidinhas. Os tempos são outros e a celebração a mesa está ditando a moda na noite LGBTQIA+”.

A produção do terraço foi feita com uma decoração inusitada. Com as flexibilizações de reabertura dos bares e restaurantes, a equipe tirou o projeto do Pajubar do papel e, atualmente, conta com o Terraço ao ar livre e um ambiente interno climatizado. Além disso, possui mais mesas, um balcão em mármore com detalhe dourado, paredes na cor vermelha e uma galeria composta de quadros assinados pelo estilista e artista plástico Beto Kelner da Gatos de Rua. “Será uma galeria de arte moderna e estamos abertos para receber mais obras de artistas de Pernambuco para exposição”, avisa Victor Bione.

O diferencial do Pajubar é seu staff, que é composto por 50% de homens e mulheres transexuais. O cardápio é o quesito a parte composto por uma variedade de bebidas, como drinks especiais, espumantes, vinhos, cervejas nacionais e internacionais. Já para as artesanais, com a construção de uma câmara fria, elas saem geladíssimas. "Bee anote na agenda inauguração do Pajubar quinta-feira 07/10, das 17h30 até 1h, terá muito ocó pra gente acuendar, a loka!", finaliza.

Siga o Social1 no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.

Comentários

Últimas notícias