ENTENDA

Saiba o que é o Prêmio Nobel da Paz

Ele ocorre desde 1901 e sua cerimônia de entrega acontece em em Oslo, na Noruega

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriela Andrade

Publicado em 11/10/2021 às 13:35 | Atualizado em 11/10/2021 às 13:49
Notícia
X

Recentemente, os jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov ganharam o Prêmio Nobel da Paz por sua "luta corajosa" em defesa da liberdade de expressão nas Filipinas e na Rússia, respectivamente.

Muitas pessoas não sabem, mas o nobel da paz é um dos cinco prêmios entregues anualmente pela Fundação Nobel criada em memória do magnata sueco Alfred Nobel.

Pensando em deixar você antenado nessa importante premiação, o Social 1 explica melhor o que é o Prêmio Nobel da Paz. Confira:

O que representa o prêmio Nobel da Paz?

O Nobel da Paz é um dos cinco prêmios entregues anualmente pela Fundação Nobel, a pessoas ou organizações que trabalham em ações de fraternidade entre as nações e se esforçam para o fim ou "redução de exércitos permanentes e pela realização e promoção de congressos de paz". 

Diferente dos demais, o Nobel da Paz é entregue em Oslo, na Noruega, e não em Estocolmo, Suécia. Sua entrega acontece anualmente no dia 10 de dezembro, data em que Alfred Nobel morreu, em 1896. E os vencedores são escolhidos no mês de outubro de cada ano.

Quem criou o Prêmio Nobel da Paz?

Segundo o portal Terra, em novembro de 1895, Nobel, inventor da dinamite, assinou seu testamento, dando a maior parte de sua fortuna a uma série de prêmios nas áreas de Física, Química, Medicina, Literatura e Paz.

Ciente dos perigos que envolviam o uso indevido dos seus inventos, o magnata buscou reforçar o apoio à paz, deixando em seu testamento que aquele que se empenhasse em prol da humanidade seria homenageado.

Quantos tipos de Prêmio Nobel existem?

Ao total são seis prêmios Nobel. A Academia Real das Ciências da Suécia concede o Prêmio Nobel de Física, o Prêmio Nobel de Química e o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel. Já a Assembleia do Nobel do Instituto Karolinska concede o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina. Enquanto que a Academia Sueca concede o Prêmio Nobel de Literatura. E o Prêmio Nobel da Paz é concedido pelo Comitê Norueguês do Nobel. 

Curiosidades

O ex-presidente americano Barack Obama foi o vencedor da edição de 2009 do Prêmio Nobel da Paz. Em 2010, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi indicado como um dos possíveis vencedores. Porém, quem levou o prêmio foi o chinês Liu Xiaobo. O ator Jimmy Carter foi premiado em 2002 e Martin Luther King em 1964.

O país que mais arrecadou Nobel da Paz é o Estados Unidos, ao longo da história, o país conquistou 19 Nobel da Paz. Bem atrás dos americanos está a França e a Inglaterra, ambos empatados com 10 premiações.

Logo depois estão suíços, com nove distinções, suecos, com cinco, e alemães, com quatro. O país anfitrião do Nobel da Paz, a Noruega, tem apenas um premiado. Já a América do Sul teve vencedores apenas em duas oportunidades: a Argentina, em 1936 e 1980. O Brasil ainda não teve um ganhador.

O prêmio Nobel da Paz já premiou 15 mulheres. Em 2011, o prêmio foi destinado a três delas - a presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, a militante Leymah Gbowee, também liberiana, e a jornalista e ativista iemenita Tawakkul Karman.

Siga o Social1 no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.

Tags

Autor