Conheça casos de etarismo no mundo dos famosos
Leo Jaime, Fátima Bernardes e Madonna já foram alvo dessa prática
É comum que quem tenha mais de 50 anos já comece a sentir discriminação por estar envelhecendo. Esse tipo de prática discriminatória se chama etarismo.
O termo etarismo é usado quando existe um preconceito de idade e ocorre, principalmente, com mulheres. Esse tipo de descriminação não é exclusiva ao cidadãos comuns, alguns famosos como Leo Jaime, Fátima Bernardes e Madonna já foram alvo dessa prática.
Fátima Bernardes
A jornalista e apresentadora é alvo de etarismo por conta do namoro com Túlio Gadêlha, já que a diferença de idade entre os dois é de 25 anos. Os dois assumiram o romance em 2017.
"Acho que as mulheres que têm relacionamentos com homens muito mais novos é quase um massacre mesmo. E não vejo o mesmo tipo de comportamento quando você vê um homem mais velho namorando uma mulher bem mais jovem", destacou Fátima Bernades durante entrevista para a série Isso tem nome, do Fantástico.
Leo Jaime
Em 2018, aos 58 anos, com 1,77m de altura e 120 kg, Leo Jaime deu um tapa na cara de preconceituosos em geral ao vencer a Dança dos Famosos ao dançar valsa.
As supostas limitações físicas do artista (como idade, sobrepeso e que o fato de que para alguns homens não podem dançar livrimente) foram superadas. O artista chegou a comentar sobre o assunto em sua conta no Twitter:
Gordofobia não rolou e nem etarismo porque não tem nem velho e nem gordo. Quer dizer... pera. Ah, deixa pra lá. https://t.co/jjSjPIr6Xk
— Leo Jaime ?????????? (@LeoJaime) January 29, 2021
Madonna
Em 2020, Madonna publicou em seu perfil no Instagram um vídeo em defesa da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19. A postagem foi excluída pela rede social.
Entre os internautas, incluindo seus próprios fãs, os xingamentos "velha" e "gagá" foram uns dos escolhidos. A polêmica em torno da cloroquina perdeu força diante das indagações debochadas sobre a saúde mental da cantora. Para a parcela da sociedade que enxerga o envelhecimento como problema, vale lembrar que: