Racismo

Acusada de injúria racial dá tapas no braço de cantora negra

Quem deu os tapas na cantora foi Valkíria Tavares de Moraes Cardoso

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Anjos

Publicado em 29/10/2021 às 14:55
Notícia
X

Acusada por injúria racial, Walkíria Tavares de Moraes Cardoso foi indiciada após dar dois tapas em uma cantora negra, no Distrito Federal. As batidas foram gravadas pela câmera do restaurante e foram mostradas pela TV Globo, que divulgou as informações sobre o caso.

No dia 19 de outubro, no Vasto Restaurante, na Asa Sul, em Brasília, Andresa Souza realizava seu show. Mas, em um certo momento, Walkíria Tavares aparece falando com a artista enquanto estava de pé frente a ela. Depois, a publicitária fala algo em seu ouvido e dá dois tapas no braço da moça.

No momento, Andressa tinha cantado uma música na língua inglesa, mas Walkíria reclamou e disse que a cantora errou a letra. De acordo com a moça que se apresentava, a empresária desferiu as seguintes palavras: "Aprende a cantar, sua negra! Essa negra precisa aprender a cantar".

"Ela me disse que eu tinha que aprender a cantar. Falei que tudo bem e que faria direitinho. Mas a senhora insistiu em dizer que eu tinha errado a letra e pediu para eu parar de sorrir. Em seguida, quando achei que ela ia sair, ela me olhou, deu dois tapas fortes no meu braço e falou novamente para eu aprender a cantar", detalhou.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Se a denúncia for oferecida e acolhida pelo Judiciário, a acusada de injúria racial responderá criminalmente. Testemunhas ouvidas garantem que a mulher fez a atitude para debochar.

Segundo o Metrópoles, a coluna entrou em contato com a acusada, mas disse que o pronunciamento virá quando for ao âmbito do processo. Já o advogado, enviou a seguinte nota: “Repudiamos, de forma veemente, qualquer ato de racismo e de intolerância. Reconheço que agi de forma imprópria e desagradável naquele momento. No entanto, jamais pratiquei qualquer tipo de ofensa de cunho racista em relação à cantora Andressa. Nós confiamos na Justiça e no trabalho da polícia do Distrito Federal e temos certeza de que todos os fatos serão devidamente esclarecidos”.

Posição do restaurante

Por meio de uma nota, o Vasto Restaurante falou sobre o triste episódio: "o Vasto Restaurante se posiciona, por óbvio, veementemente contra qualquer ato e/ou fala que endosse o crime de injúria racial. No momento do ocorrido, e durante o dia seguinte, prestamos todo apoio possível à vítima. Também nos colocamos à disposição das autoridades e das partes envolvidas para prestar os esclarecimentos necessários. Emitimos essa nota na certeza de que esse tipo de conduta deve ser reprimida sempre que presenciada".

Siga o Social1 no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.

Tags

Autor