RELIGIÃO

Entenda o que é e qual a função de um pai de santo

A função pode ser exercida por um Babalorixá (pai de santo) ou Yalorixá (mãe de santo)

Imagem do autor
Cadastrado por

Samantha Oliveira

Publicado em 10/11/2021 às 14:38 | Atualizado em 25/07/2023 às 7:49
Notícia
X

O babalorixá - também conhecido como pai de santo - é uma figura importante nas religiões de matrizes africanas. Isso porque ele é considerado o sacerdote, responsável por tudo o que acontece no espaço sagrado.

Babalorixá é o nome que se dá para o Pai de Santo, enquanto Yalorixá se denomina as Mães de Santo. Essas pessoas são consideradas espiritualmente elevadas, que podem guiar e auxiliar a vida dos seus filhos de Santo.

Outras nomenclaturas para essa função são: Pai/Mãe de terreiro, Babá, Taata, Chefe/Zelador de terreiro.

Função do pai de santo

No Candomblé, o pai de santo fica a cargo de liderar os rituais e também oferecer aconselhamentos para os filhos.

Ele, inclusive, é a figura que é procurada quando há algum problema. Além disso, possui uma conexão maior com os orixás, por conta da mediunidade elevada.

>> Anitta é alvo de intolerância religiosa por postar foto com seu pai de santo

Tanto no Candomblé quanto na Umbanda o pai de santo representa uma figura paternal, que cuida das pessoas que integram aquele espaço.

Para exercer esse tipo de função, o pai de santo precisa ter recebido um chamado e passe por uma série de preparações. Geralmente, esse tipo de manifestação acontece por meio da mediunidade do indivíduo.

A relação do pai de santo com o búzios

O pai ou a mãe de santo realizam o famoso jogo de búzios, onde consultam com os orixás. O jogo mais comum consiste em um arremesso contendo de 8 a 16 búzios - conchas de praias de vários tamanhos.

Após rezar e saudar os orixás, o pai de santo conversa com as divindades e faz perguntas sobre variados assuntos. Assim, de acordo com a disposição dos búzios na mesa, o adivinho faz uma análise sobre a resposta.

A previsão da morte de Marília Mendonça por um pai de santo

Com a pandemia, muitas incertezas surgiram e, consequentemente, ansiedades sobre o que poderia acontecer no ano seguinte.

Por isso, o JC realizou uma consulta com o Pai Augusto de Oxalá, que revelou o que os búzios previam para este ano de 2021. Ele também teceu comentários sobre outros famosos.

Em 2021, o Babalorixá revelou que aconteceria a perda de uma pessoa presente nas mídias sociais e televisão. Ele detalhou que "será um artista muito famoso, provavelmente um astro sertanejo do sexo feminino".

No último dia 5 de novembro, a cantora Marília Mendonça faleceu vítima de um acidente aéreo em Caratinga, interior de Minas Gerais. 

Tags

Autor