CONFUSÃO

Após multa, famosa estátua do 'Touro de Ouro' é removida em São Paulo

A obra foi um presente de empresários para a Bolsa de Valores

Imagem do autor
Cadastrado por

Rayane Domingos

Publicado em 24/11/2021 às 10:40 | Atualizado em 24/11/2021 às 10:40
Notícia
X

A notícia da Bolsa de Valores (B3) ter inaugurado na terça-feira (16), uma escultura chamada 'Touro de Ouro', com inspiração no Touro de Wall Street, que fica em Nova York, foi um dos assuntos mais comentados da semana. Porém, na noite desta terça-feira (23), a estrutura foi retirada do local.

A Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), órgão da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), multou a empresa pela falta de licença urbana. A estátua violou a Lei Cidade Limpa e não tinha autorização necessária para ser instalada. A decisão ocorreu porque, para as autoridades, representava um elemento publicitário.

O animal foi retirado do local com cuidado para evitar que fosse danificado. Não foi divulgado qual o destino do touro, nem mesmo se ele poderá voltar ao lugar. Ele foi instalado em frente ao prédio da B3, no Centro de São Paulo.

Entenda a polêmica

O 'Touro de Ouro' foi inaugurado na terça-feira (16) pela Bolsa de Valores (B3), na rua XV de Novembro, em São Paulo. Segundo a assessoria, a estátua foi um presente do economista Pablo Spycer e do artista plástico Rafael Brancatelli, com a intenção de representar o mercado financeiro do país. A estrutura tinha cinco metros de comprimento e três de altura.

''O Touro de Ouro representa a força e a resiliência do povo brasileiro. A B3 está trazendo esse novo símbolo para valorizar não apenas o centro de São Paulo, mas o desenvolvimento do mercado de capitais do Brasil, que passa pela própria história da bolsa", disse o CEO da Bolsa, Gilson Finkelsztain.

Desde a sua inauguração, a estátua vem sendo criticada por setores da economia e urbanização do país. Apesar dos poucos dias, ela foi pichada por diversas vezes com críticas sociais.

Tags

Autor