FIM DE ANO

Vai curtir o réveillon? Saiba como está a situação nos destinos mais procurados

A festividade do fim de ano é uma oportunidade para reunir familiares e amigos

Imagem do autor
Cadastrado por

Rayane Domingos

Publicado em 24/11/2021 às 10:07 | Atualizado em 06/12/2021 às 14:42
Notícia
X

As festividades no fim do ano são momentos especiais para reunir amigos e famílias para comemorar mais um ciclo de renovação. O réveillon é uma das festas mais aguardadas, e a expectativa gira em torno do desejo de ter uma viagem mais prolongada para descansar.

Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), houve um aumento de 60% na procura de viagens para dezembro nos últimos dois meses. De acordo com os dados, os pacotes com família são os mais requisitados (32%); em segundo, vêm viagens individuais para várias cidades (16%); em um grupo de amigos (14%) e, no fim, para os casais (9%).

A presidente da ABAV, Magda Nassar, destaca que o avanço da vacinação fez com que o brasileiro adotasse um novo movimento: ''Estamos vivendo o momento apelidado de 'revenge travel', um movimento de 'vingança' à pandemia, que consiste em viajar como nunca. Temos uma população bem vacinada, o que somado aos imprescindíveis protocolos contra a disseminação do novo coronavírus, deixou a população mais segura para viajar''.

Rio de Janeiro

Um dos destinos mais procurados pela população é o Rio de Janeiro. A Prefeitura do Rio já havia planejado o réveillon, porém anunciou nesse sábado (4). Eduardo Paes, o prefeito, confirmou o cancelamento devido ao aumento da contaminação da nova variante da covid-19. Em seu discurso, afirmou que o seu mandato 'respeita a ciência', por isso decidiu desistir da festividade.

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo decidiu cancelar o réveillon 2022 e manter a obrigatoriedade do uso de máscaras na cidade. Segundo o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, a medida será anunciada nesta quinta-feira (2), pelo prefeito de SP, após resultado de estudo sobre a situação epidemiológica da cidade, feito pela própria gestão municipal, apontar necessidade de cautela.

O cancelamento ocorre após a confirmação de três casos da variante do novo coronavírus, ômicron, sendo dois deles na capital paulista e um na cidade de Guarulhos, na Grande SP.

Nova York

O réveillon em Nova York também está sendo planejado, porém a regra é que apenas pessoas totalmente vacinadas poderão aproveitar o evento na praça da Times Square.

O prefeito da cidade, Bill de Blasio, afirmou que todos deverão usar máscaras e quem não puder se imunizar em decorrência de problemas médicos, pode apresentar um teste negativo de covid-19, até 72h antes do evento.

Fernando de Noronha

A Secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Ana Paula Vilaça, confirmou que o réveillon em Noronha vai acontecer. A liberação só foi feita porque a ilha conseguiu imunizar 100% da população adulta com duas doses. Para desembarcar no local, será necessário apresentar o cartão de vacina.

Os eventos abertos para o público também estão confirmados. A festa acontece em um palco montado no Porto de Santo Antônio, e as atrações ainda não foram divulgadas.

Bahia

O réveillon da Bahia é um dos mais frequentados por anônimos e famosos, que gostam de ver a virada de ano na praia. Porém, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, divulgou que a festividade não vai acontecer pelo aumento de casos de uma variante da covid-19.

Em 2020, a cidade atraiu mais de 2 milhões de pessoas. Já para os eventos fechados, os ingressos já estão sendo vendidos.

Recife

A Prefeitura do Recife anunciou nesta terça-feira (30), que não haverá shows na orla de Boa Viagem para comemorar a passagem do ano. João Campos, prefeito da cidade, confirmou apenas a tradicional queima de fogos em alguns pontos centrais.

Sobre eventos particulares, ainda não houve menção sobre proibir ou cancelar as festividades. Os ingressos continuam sendo vendidos normalmente.

Cidades que ainda não confirmaram

Algumas autoridades já adiantaram a decisão sobre as regras de restrição do Réveillon 2022, porém outras ainda não confirmaram a realização do evento. Cidades requisitadas como: a Disney, em Orlando, a famosa Champs-Élysées, em Paris, Cáncun, no México, ainda não tiveram a aprovação da prefeitura.

Apesar disso, as festas fechadas em Pernambuco já estão divulgando as suas atrações e os ingressos já começaram a ser vendidos. Veja aqui mais detalhes.

Tags

Autor