Paulo Niemeyer Filho é eleito imortal na Academia Brasileira de Letras
Eleição aconteceu na tarde desta quinta-feira (18)
Paulo Niemeyer Filho, 69 anos, foi eleito o mais novo membro da Academia Brasileira de Letras. O nome do neurocirurgião foi aprovado em assembleia no fim da tarde desta quinta-feira (18). Neste mês de novembro, a atriz Fernanda Montenegro e o cantor baiano Gilberto Gil também foram eleitos para integrar o time de acadêmicos do órgão.
Sobrinho do arquiteto Oscar Niemeyer e filho do também neurocirurgião Paulo Niemeyer, Paulo Niemeyer Filho passará a ocupar a cadeira de número 12 da Academia Brasileira de Letras. A posição era ocupada antes pelo professor e crítico literário Alfredo Bosi, que morreu no dia 7 de abril de 2021, aos 85 anos.
- Saiba qual o valor do salário que Gilberto Gil e Fernanda Montenegro receberão na Academia Brasileira de Letras
- Giovanna Ewbank abre álbum de viagem à Bahia ao lado da família
- Camila Queiroz publica carta para se despedir de Angel, de 'Verdades Secretas 2': 'Escrevo com lágrimas nos olhos'
- Luciano Hang perde processo, pela terceira vez, para Felipe Neto e youtuber ironiza: 'Já posso pedir música?'
- Além de Camila Queiroz, confira outros atores que deixaram o elenco durante as gravações
- 'Verdades Secretas 2': elenco permanece em silêncio após demissão de Camila Queiroz da Globo
- Camila Queiroz fala publicamente pela primeira vez sobre saída de 'Verdades Secretas 2': 'Nunca vivi tamanha exposição'; veja vídeo
Na eleição, Niemeyer Filho concorria junto com Joaquim Branco e Daniel Munduruku. Este último, aliás, era tido como um dos candidatos mais desejados a ocupar a cadeira de número 12. Isso porque ele poderia ser o primeiro indígena a integrar a cúpula de membros da Academia Brasileira de Letras.
Votação na ABL
A votação desta quinta-feira (18) que elegeu Paulo Niemeyer Filho como o mais novo imortal da ABL foi concorrida. Paulo recebeu 25 votos dos 34 possíveis. Já Daniel Munduruku levou apenas 9 votos.
Gilberto Gil na ABL
Gilberto Gil foi eleito com a maioria absoluta dos votos à cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras. O total, o artista teve o apoio de 21 acadêmicos. Além dele, também concorreram à vaga o poeta Salgado Maranhão, que obteve 7 votos, e o autor e crítico literário Ricardo Daunt, que não teve votos. Clique aqui e saiba mais sobre a eleição de Gil na ABL.
Fernanda Montenegro na ABL
Já Fernanda Montenegro foi aprovada para a Academia Brasileira de Letras no último dia 4 de novembro. A atriz, constantemente referenciada como a grande dama do cinema e da dramaturgia brasileira, recebeu 32 votos e passará a ocupar a cadeira de número 17. Clique aqui e saiba mais sobre a eleição de de Fernanda na ABL.