São Paulo cancela carnaval de rua e mantém desfiles da escola de samba sob avaliação: 'risco continua elevado'
Desfiles das escolas de samba devem acontecer entre os dias 25 e 28 de fevereiro
O cancelamento oficial do carnaval de rua de São Paulo foi anunciado pela Prefeitura da cidade nesta quinta-feira (6). Devido ao aumento de números de casos de covid-19 e influenza, as autoridades decidiram pelo cancelamento dos desfiles de blocos de rua.
- Recife não vai ter Carnaval em fevereiro de 2022; saiba mais
- Carnaval de Olinda é oficialmente cancelado em 2022
- Carnaval no Rio de Janeiro em 2022 é cancelado; saiba os detalhes
- Carnaval 2022: desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro são confirmados; saiba mais
Entretanto, estão mantidos os desfiles das escolas de samba nos dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro, assim como fez a prefeitura do Rio de Janeiro. De acordo com as informações, serão exigidos comprovantes de vacinação e uso de máscara para todos que comparecerem aos desfiles.
O coordenador-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus do governo de São Paulo, João Gabbardo, explicou que é “impensável” realizar o Carnaval de rua nos moldes tradicionais. Apesar de manter os desfiles da escola de samba seguindo determinadas regras sanitárias, Gabbardo ainda explicou que é preciso avaliar a situação para a realização do evento.
Sobre os eventos privados que ainda não foram suspensos, Gabbardo afirma que não concorda com a realização. “As festas nessas últimas semanas... O que a gente encontra de gente que se contamina em festas de formatura, comemorações de final de ano é muito significativo", disse. “O risco continua sendo muito elevado. Imaginamos que neste momento não é adequado mesmo, esses eventos privados não devem ser realizados”, finalizou.
Diversas cidades brasileiras também já cancelaram os desfiles de blocos nas ruas. Entre elas, Recife, Olinda e Rio de Janeiro, municípios que tem tradição nos festejos carnavalescos.