Atualizada em 04/02/2021, às 11h35
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou os onze integrantes da delegação que vai representar o país nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, que ocorrerão de 4 a 20 de fevereiro. Entre estreantes e veteranos, os brasileiros buscam o primeiro pódio na história em uma edição de inverno. Os atletas que vão competir pelo Brasil estão espalhados por cinco modalidades: esqui cross country, esqui estilo livre, esqui alpino, skeleton e bobsled.
A delegação brasileira possui alguns nomes experientes, como o de Jaqueline Mourão. A mineira de 46 anos é um dos três nomes do esqui cross country, junto a Duda Ribera e Manex Silva. Mourão é a atleta brasileira com mais participações em Jogos Olímpicos, sendo esta a sua sexta Olimpíadas de Inverno.
Jefferson Sabino, que integra o time brasileiro de bobsled com Erick Vianna, Edson Martins, Rafael Souza e Edson Bindilatti, retorna a Pequim 14 anos depois de defender o Brasil no salto triplo. Outros nomes da delegação brasileira são: Nicole Silveira, do skeleton, Michel Macedo, do esqui alpino e Sabrina Cass, do esqui estilo livre. Cass, de 19 anos, nasceu, cresceu e vive nos Estados Unidos, mas tem mãe brasileira, e competiu pela bandeira norte-americana por muito tempo, mas passou a defender o Brasil no fim de 2021. No Instagram oficial da delegação brasileira é possível acompanhar atualizações sobre os atletas e as suas respectivas redes sociais.
O Brasil esteve presente nas últimas oito edições dos Jogos Olímpicos de Inverno, a partir de 1992, mas nunca obteve um pódio. A maior delegação que o país já levou à competição foi em Sochi, na Rússia, em 2014, quando contou com 13 atletas.
Bruna Moura precisou ser substituída
A atleta Bruna Moura sofreu um grave acidente de carro na quinta-feira (27), enquanto ia a sua primeira participação nas Olimpíadas de Inverno. Ela estava viajando rumo à Alemanha, quando o motorista perdeu a direção do veículo. O homem acabou falecendo na hora.
Bruna passou por uma série de cirurgias no antebraço e no pé esquerdo, e se recupera bem. Ela ficou internada no Hospital Central de Bolzano, na Itália. "Não tenho palavras para agradecer todo o suporte que venho recebendo do COB e da CBDN desde o acidente. Eles estão sendo muito cuidadosos, e essa preocupação conta muito para mim. É mais um motivo que me inspira a voltar firme e buscar bons resultados para o Brasil futuramente", disse ela ao COB.
Bruna acabou sendo substituída pela atleta Eduarda Ribera, mais conhecida como Duda Ribera, de apenas 17 anos. Ela vai fazer a sua estreia na competição e é considerada a terceira melhor competidora da modalidade do país.
Siga o Social1 no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.