SAÚDE

Por que Sthe Matos foi internada na UTI? Médico explica sangramento no cérebro

Veja o que pode causar o sangramento no cérebro de Sthe Matos

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 22/03/2022 às 21:03 | Atualizado em 22/03/2022 às 21:06
Notícia
X

Na manhã desta terça-feira (22) os fãs da influenciadora e ex-Fazenda Sthefane Matos foram surpreendidos com a notícia de que ela estava internada em uma UTI em Salvador. 

De acordo com a assessoria, a baiana sofreu fortes dores de cabeça na segunda-feira (21) e foi encaminhada a uma unidade hospitalar. Após realizar tomografia foi constatado que Sthe Matos estava com um pequeno sangramento no cérebro e ela precisou ser internada em UTI para observação dos médicos.

Passado o susto inicial, a equipe da influenciadora informou que o estado de Matos não era grave e os médicos haviam descartado a possibilidade de um AVC. Entretanto, trabalhavam com a hipótese de uma "contração das veias do cérebro".

 

 

O que aconteceu com Sthe Matos?

De acordo com o neurocirurgião Dr. Wanderley Cerqueira de Lima, a contração de vasos sanguíneos ocorre após um sangramento na região, que irrita as paredes dos vasos e causa a diminuição do calibre dos vasos. 

“Todo paciente que tem um sangramento cerebral, o sangue que se espalha, geral ou localizado, leva o que chamamos de uma irritação na parede das artérias, uma artéria mais calibrosa [maior] ou mais fina. Consequentemente, vai diminuir o calibre, aí nós damos o nome de vasoconstrição, que é justamente a contração dos vasos”, explicou o médico à coluna de Léo Dias, do Metrópoles.

O médico ainda explicou que o sangramento no cérebro pode ter diferentes causas e depende de muitos fatores, como a idade do paciente.  

“É bem mais comum o paciente ter um diagnóstico chamado Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico, geralmente em pacientes com idade mais avançada. Às vezes, o paciente não sabe que tem uma malformação vascular dentro do crânio que pode ser desde um aneurisma até pequenas malformações de artérias, o que causa uma predisposição para ter o sangramento”, diz o Dr. Wanderley, apesar de não parecer ser esse o caso do que aconteceu com Sthe Matos.

De acordo com a assessoria, Sthe Matos estava com uma virose há alguns dias. O médico alerta que quadros infecciosos podem aumentar os "riscos de sangramentos cerebrais". Uma das doenças que podem aumentar os riscos é a covid-19, alerta, mesmo que Sthe tenha testado negativo.

Na noite desta terça-feira (22), a equipe da influenciadora revelou que Matos deverá receber alta da UTI 'em breve', mas continuará sob observação da equipe médica no hospital.

Tags

Autor