ENTREVISTA

Baco Exu do Blues no Fervo de Carnaval: ‘Recife pode esperar um show reflexivo’; veja entrevista

Rapper baiano se apresenta no festival neste final de semana

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Anjos

Publicado em 14/04/2022 às 21:36 | Atualizado em 14/04/2022 às 22:54
Notícia
X

“Sinto tanta raiva que amar parece errado”. Uma frase que leva à reflexão sobre o que é o amor e a afetividade preta terminou virando primeiro verso do álbum “Quantas vezes você já foi amado?” (QVVJFA?), do baiano Baco Exu do Blues, como é conhecido o cantor Diogo Moncorvo, 26 anos.

Lançado em janeiro de 2022, o disco, assim como os outros, remete a uma fase da vida do artista que pode ser sentida a cada música do novo projeto. "O [álbum] ‘Bluesman’ foi para mostrar que a dor é algo passageiro. O ‘QVVJFA?’ quis apresentar às pessoas quem é Diogo Moncorvo e o que ele está pensando”, refletiu Baco, em entrevista ao Social1, sobre suas composições.

Baco promete show ‘pesado’ no Recife

São com as canções que compõem o disco que ele se apresenta na noite de sábado (16), no festival Fervo de Carnaval, no Terminal Marítimo, área central do Recife. Ele, inclusive, chegou a dizer que nutre um carinho especial pela cidade.

“Foi o meu primeiro passo de saída, sempre tem um sentimento muito especial. Me lembra muito o início de tudo”, diz o cantor ao relembrar que o Recife foi seu destino em sua primeira viagem de avião.

Mais uma vez na cidade, Baco promete a apresentação reflexiva, com as músicas do seu novo disco “QVVJFA?”. "O público pode esperar um show pesado, é um show novo [por ser um álbum diferente], né?".

Sobre sua relação com o público da cidade, o rapper se diz agradecido. “Fico agradecido. O meu papel é mostrar a arte diante do que eu luto e defendo. Quanto mais gente ouvindo o que eu tenho pra falar, melhor”, pontua Baco.

‘QVVJFA?’ entre os 10 álbuns mais ouvidos do mundo

Baco chegou a entrar no Top 10 Spotify Global com o seu mais recente projeto. O sucesso foi tão grande que o músico não esperava tamanha repercussão.

Isso porque ele contou com um baixo orçamento para produzir o novo álbum. “É o entendimento da arte. Assim, as pessoas acabam discutindo mais”, reflete sobre a consequência do grande alcance das suas canções.

“Só vim entender que a história não era só minha depois de um tempo de ter lançado, fiz algo muito meu, sobre minhas vivências. E, por isso, a gente acaba se identificando. Talvez, se tivesse sido direcionado a algo, não funcionaria tanto no lugar de escuta das pessoas”, pensa Baco sobre o impacto das suas canções na vida de milhares de homens e mulheres pretas.

Novo álbum está pronto

Apesar de “QVVJFA?” ter chegado às plataformas de streaming no começo deste ano, um novo projeto já está sendo encabeçado por Baco Exu do Blues.

Ainda durante a entrevista ao Social1, o cantor revelou que o disco “Bacanal”, que vai suceder o “QVVJFA?”, já está finalizado. No entanto, ele não revelou quando será o lançamento.

Apesar da similaridade na nomenclatura, ele garante: não tem nada a ver com o “Não Tem Bacanal na Quarentena”, mas promete ser mais pesado que “QVVJFA?”.

Confira a programação completa do ‘Fervo de Carnaval’

Além de Baco Exu do Blues, apresentam-se no festival as seguintes atrações:

Sexta, 15/04, a partir das 18h:

  1. Natiruts;
  2. Francisco El,Hombre;
  3. BaianaSystem;
  4. Shevchenco & Elloco.

Sábado, 16/04, a partir das 18h30:

  1. Johnny Hooker;
  2. Silva;
  3. Baco Exu do Blues;
  4. ÀTTØØXXÁ.

Tags

Autor