Um dos maiores mistérios de Pantanal, Muda chegou na novela para vingar a morte de seu pai e matar a Maria Marruá e Juma Marruá, conseguindo cumprir o primeiro plano.
Com o tempo, a moça se tornou amiga de Juma, morando com a moça e ganhando a simpatia das pessoas que moram na fazenda de José Leôncio. Depois de um tempo, Maria Rute - conhecida como Muda - irá confessar ter chegado ali apenas por vingança e que nunca foi muda.
Recentemente, a jovem foi desmascarada, em Pantanal, por Tibério (Guito) e inventou que perdeu a voz por causa de um trauma com um raio na infância.
Ela vai revelar ser filha do fazendeiro morto por Gil, o que deixará Juma furiosa e com vontade de vingar a morte da mulher onça.
O que acontece com Muda?
No roteiro original, Muda se teve uma redenção e um romance com Tibério. Antes disso, a personagem irá trazer de volta o seu lado vingativo e pensará em matar Tenório (Murilo Benício), que se revelará ser o grande vilão da trama.
No entanto, o destino dele começa a ser outro e o fazendeiro acaba falecido nas mãos do próprio peão de confiança.
Qual será o final de Muda?
Na primeira versão da novela, Andréa Richa foi quem interpretou a personagem, agora vivida pela atriz Bella Campos. Já o papel de Tibério era de Sérgio Reis, cantor muito conhecido na época.
Mesmo com os conflitos, Muda e Tibério vão se casar e ter um final feliz juntos.