Milton Gonçalves, um dos artistas mais consagrados da teledramaturgia brasileira, faleceu nesta segunda-feira (30) e deixou diversas pessoas nostálgicas com seu trabalho.
Nascido em 1933 e contratado pela Rede Globo antes mesmo da inauguração da emissora, o ator fez parte do primeiro elenco de atores da TV Globo.
Indicação ao Emmy
Em sua trajetória na televisão, o ator fez mais de 40 novelas na TV Globo, entre elas Sinhá Moça (2006), pela qual foi indicado ao Emmy Internacional como melhor ator.
No remake da trama, Milton interpretou o Pai José, personagem que morre nos primeiros capítulos e deixa um legado na trama.
Pai José é um homem com muitos filhos e netos. Transformado em escravo reprodutor pelo pai do então coronel Ferreira (Osmar Prado), permaneceu assim até o Barão assumir as rédeas da fazenda.
Já idoso, começa a sonhar com a liberdade dos negros e por isso morre no tronco depois de receber diversas chicotadas.
Trajetória
Milton estreou nas telas da TV Globo em 1957 com 'O Grande Momento', de Roberto Santos. Um pouco depois de suas primeiras atuações, ele ganhou o prêmio de melhor ator no Festival de Brasília, com a atuação em 'Rainha Diaba'.
O ator ainda integrou o elenco das primeiras versões de Irmãos Coragem (1970), A Grande Família (1972) e Escrava Isaura (1976). Milton também esteve nas séries Carga Pesada (1979) e Caso Verdade (1982-1986).
MILTON GONÇALVES: relembre carreira do ator, que morreu aos 88 anos